sexta-feira, 22 de abril de 2016

Famíli_aler+




No próximo dia 23 de abril assinala-se o Dia Mundial do Livro… e do Direito de Autor. Muitas vezes esquecemos a “segunda parte” da efeméride, associando-o a questões jurídicas complicadas. No entanto parece-nos  relevante trabalhar desde cedo a importância do respeito e valorização do trabalho intelectual. Esta preocupação começa no campo da literacia emergente, com os nossos meninos de pré-escolar a perceberem, por exemplo, quando olham para um livro o que representam aquelas letras que encontram na sua capa…  Com os alunos de primeiro ciclo pode descortinar-se que autor não é só o escritor, mas também, por exemplo, o ilustrador. Em caso de dúvida um álbum ajudará a esclarecer. E o trabalho continua, com a indicação das fontes e a redação de bibliografias (o Agrupamento disponibiliza guiões de  apoio neste campo).
Respeitar os Direitos de Autor assegura que os criadores têm hipótese de desenvolver o seu potencial e quem sabe algum dos nossos alunos integre, no futuro, esse grupo.
A finalizar, esta valorização também passa pela transmissão, junto dos mais novos, da ideia de que o trabalho intelectual requer isso mesmo “trabalho”, muito, misturado, claro, com inspiração, pois, como disse Picasso: “A inspiração existe, mas tem que te encontrar a trabalhar.”
Uma sugestão para o próximo dia 23, festejar os livros e os seus autores, “aLer+” em família!

(A pensar nos Encarregados de Educação, a equipa das Bibliotecas Escolares do AEVP publica esta rubrica com dicas no campo da promoção da leitura.)

Sem comentários: