Maravilhas das Turmas

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Famíli_aler+




No próximo dia 23 de abril assinala-se o Dia Mundial do Livro… e do Direito de Autor. Muitas vezes esquecemos a “segunda parte” da efeméride, associando-o a questões jurídicas complicadas. No entanto parece-nos  relevante trabalhar desde cedo a importância do respeito e valorização do trabalho intelectual. Esta preocupação começa no campo da literacia emergente, com os nossos meninos de pré-escolar a perceberem, por exemplo, quando olham para um livro o que representam aquelas letras que encontram na sua capa…  Com os alunos de primeiro ciclo pode descortinar-se que autor não é só o escritor, mas também, por exemplo, o ilustrador. Em caso de dúvida um álbum ajudará a esclarecer. E o trabalho continua, com a indicação das fontes e a redação de bibliografias (o Agrupamento disponibiliza guiões de  apoio neste campo).
Respeitar os Direitos de Autor assegura que os criadores têm hipótese de desenvolver o seu potencial e quem sabe algum dos nossos alunos integre, no futuro, esse grupo.
A finalizar, esta valorização também passa pela transmissão, junto dos mais novos, da ideia de que o trabalho intelectual requer isso mesmo “trabalho”, muito, misturado, claro, com inspiração, pois, como disse Picasso: “A inspiração existe, mas tem que te encontrar a trabalhar.”
Uma sugestão para o próximo dia 23, festejar os livros e os seus autores, “aLer+” em família!

(A pensar nos Encarregados de Educação, a equipa das Bibliotecas Escolares do AEVP publica esta rubrica com dicas no campo da promoção da leitura.)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Contos Terra a Terra

Olá amiguinhos!
Hoje foi um dia muito especial, tivemos na nossa biblioteca a visita do Sr. Francisco Bizarro, que é da nossa freguesia.
O Sr. Francisco contou-nos uma história sobre como era a vida no tempos dos nossos avós e bisavós. É uma história que vai fazer parte de um livro proveniente de um projeto da Câmara Municipal de Mafra e todas as Juntas de Freguesia, que se chama Contos Terra a Terra.As turmas do 3.º ano e do 4.º ano de escolaridade vão participar neste projeto bem como todas as escolas do Concelho de Mafra. Os nossos meninos vão fazer ilustrações para este livro.
O Sr. Francisco contou-nos que havia uma grande colónia de férias na Venda do Pinheiro, frequentada por muitos meninos e que esse espaço também foi utilizada como centro de estágio da seleção nacional de futebol.
Deixo-vos ainda um agradecimento à Ana França que trouxe o Sr. Francisco cá à escola.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Alvorada de leitura

Olá amiguinhos,

para comemorar o Dia Mundial do Livro que se celebra no próximo Sábado, dia 23 de abril, a equipa das bibliotecas escolares propôs uma excelente maneira de começar o dia. Uma história por dia, de 18 a 22 de abril.  


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Apesar das minhas limitações, sou feliz

Olá amiguinhos!
Hoje foi um dia espetacular, pois recebemos na nossa escola o Nuno Rodrigues, um homem de 44 anos que num acidente de carro ficou tetraplégico há 22 anos. Após uma fase de revolta e sentimentos variados, o Nuno descobriu a pintura com a boca e desde aí tem brindado os seus amigos com verdadeiras obras de arte.
Neste encontro com a organização conjunta da Biblioteca Mil Maravilhas e da Professora Inês Vaz, da Educação Especial, da coordenadora da escola e da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, tivemos uma verdadeira lição de vida.
Quem quiser conhecer melhor a vida e obras do Nuno Rodrigues, poderá visitar a página de Facebook: Pinturas com a boca
Obrigado a todos os que participaram neste evento!




segunda-feira, 11 de abril de 2016

Entrega de prémios - Estamos mesmo a ler


Olá amiguinhos!
Hoje foi o dia de entregarmos os prémios do concurso "Estamos mesmo a ler?" A Professora Joana Santos entregou os prémios às 3 grandes vencedoras (Raquel, Maria Leonor e Maria), mas todos receberam um certificado de participação por terem tido a coragem de participar e de envolver elementos das suas famílias na leitura. 

Assim, esta foto confirma que, de facto, estamos mesmo a ler! Parabéns a todos!