sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A Bruxa Mimi e o dragão da Meia-Noite


Olá amiguinhos!
A propósito do Dia das Bruxas, que será celebrado no próximo dia 31 de outubro, a turma da Professora Ana Teresa veio à biblioteca e ouviu uma história chamada "A Bruxa Mimi e o dragão da Meia-Noite" da autora Valerie Thomas e que tem ilustrações de Korky Paul.

Ateliê de lanternas de Halloween

Olá amiguinhos!
Hoje a biblioteca, na hora do intervalo da manhã, teve uma atividade muito gira. Fizemos lanternas de Halloween. E ficaram tão giras!!!!

Querem espreitar?











De pequenino é que nos tornamos bons leitores

Olá amiguinhos! 

Mais uns amiguinhos do Jardim de Infância que vieram à nossa biblioteca fazer requisição domiciliária. Eles levaram livros emprestados da biblioteca e agora contamos com as famílias para as leituras partilhadas.











quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Ruca da Beatriz


As autorizações que os meninos da Sala Verde trouxeram assinadas pelos seus encarregados de educação foram transportadas pelo Ruca, um amigo da Beatriz. Estas autorizações permitem aos meninos levarem livros da biblioteca emprestados e eles sabem que não os podem estragar, para podermos voltar a emprestá-los a outros meninos. Os meninos do Jardim de Infância a ler +!


Meninos do JI levam livros para casa?

Olá amiguinhos!

Hoje foi um dia importante para alguns meninos do Jardim de Infância da Venda do Pinheiro. Alguns meninos levaram livros da biblioteca emprestados. Depois de os escolherem, foram à nossa secretária para nós fazermos uma magia.  Agora a magia será em casa, em família. Depois contam-nos como foi?
 

 




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Somos sábios como camelos









Olá amiguinhos!
Aos poucos, a nossa escola está a ficar repleta de cáfilas e, ainda por cima, são cáfilas de camelos sábios. As turmas aceitaram o desafio da Ana depois ela nos ter contado a história "Sábios como camelos", do livro Estranhões e Bizarrocos do autor angolano, José Eduardo Agualusa.
Aqui ficam os camelos dos meninos das turmas da Professora Cláudia, do Professor Rui, da Professora Sandra e da Professora Rita.

Estórias de arrepiar .....




 
 
Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, alguns países como a Inglaterra ou os Estados Unidos da América festejam o Halloween, ou o Dia das Bruxas. A Ana, no segundo turno da hora de almoço (13.15/14.00), vai fazer uma maratona de contos de .... arrepiar. Arriscas-te?







A D. Historinha a divulgar o seu blogue e a sua conta de Facebook


Olá amiguinhos!|
Hoje, a D. Historinha anda a passar por todas as salas a deixar um recadinho para os meninos levarem para casa. A D. Historinha, a Ana e o Pedro querem que todos os meninos e os seus familiares nos venham visitar aqui ao nosso blogue e nos possam seguir no Facebook em https://www.facebook.com/historinha.milmaravilhas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ateliê de lanternas de Halloween


Ateliê de lanternas de Halloween no dia 28/10, sexta-feira, no intervalo da manhã ou da tarde deverá trazer de casa um pote de vidro de iogurte. O atelier só se fará com um mínimo de 10 alunos. Nessa hora só os alunos participantes na atividade terão entrada na biblioteca.

Intervalos numa biblioteca perto de ti


Os nossos intervalos são bem divertidos. Já nos visitaste?

Novos cartões

Olá amiguinhos!

Temos cartões novos na nossa biblioteca. Quem quer vir à nossa biblioteca que é formosa e muito divertida?

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Robertices

Olá amiguinhos!
A turma da Professora Cláudia Batista veio à biblioteca conhecer os Robertos, a propósito do livro "Robertices" da autora Luísa Dacosta e que tem ilustrações de Cristina Valadas. Houve risos e pancadaria ... no teatro, claro está!!!

Biblioteca Cáfila do Saber do 4.ºD


Olá amiguinhos!
Começam a aparecer os desafios que a Ana deu às turmas. Agora foi a vez da turma da Professora Ana Guedes.

O camelo Bob do 4.ºC



Olá amiguinhos
A Ana contou a várias turmas de 3.º e 4.º a história "Sábios como camelos", do livro "Estranhões e Bizarrocos", do autor angloano José Eduardo Agualusa. Depois pediu aos meninos que pintassem um camelo, que procurassem um livro com cada letra e os ordenassem alfabeticamente e que dessem um nome ao camelo da turma. A turma da Professora Isabel trouxe-nos esta bela cáfila. Ora espreitem aqui e podem espreitar também no corredor da turma.

Assaltos na biblioteca???

http://www.fnac.pt/O-Grande-Assalto-ao-Queijo-Tim-Warnes/a863279      


Olá amiguinhos!

Hoje os nossos amigos da Sala Azul e da Sala Amarela vieram à nossa biblioteca e conheceram o espaço e as regras da biblioteca, depois o Pedro contou uma história chamada "O grande assalto ao queijo" do Tim Warnes.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Os nossos amigos do JI vieram à nossa biblioteca




Olá amiguinhos!
Hoje recebemos na nossa biblioteca, os meninos da Sala Verde e da Sala Encarnada do Jardim de Infância da Venda do Pinheiro e para além de conhecerem o espaço e todas as atividades que por aqui se podem fazer, também ouviram uma história muito divertida: "O Grande Assalto ao Queijo"

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Projeto "Eu ouço,eu conto"



Olá amiguinhos!
O projeto "Eu ouço,eu conto" é uma parceria da Educação Especial (a professora Inês Vaz), com a equipa da Biblioteca Mil Maravilhas. Vários alunos das turmas da Professora Ana Teresa, do Professor Rui e da Professora Micaela virão à biblioteca todas as semanas e trabalharão uma história ao longo do primeiro período, depois estes leitores serão os contadores da história aos seus amigos, das suas turmas. Querem saber mais novidades? Nós vamos contando todas as semanas .....

terça-feira, 18 de outubro de 2016

As Moedas de Ouro do Pinto Pintão


A partir da história de Adolfo Coelho, o Pinto Borrachudo, a Alice Vieira fez uma história muito engraçada, chamada  As Moedas de Ouro do Pinto Pintão, que tem ilustrações de Raffaello Bergonse. Os meninos do 2.º ano divertiram-se muito! Primeiro vieram os meninos da Professora Eva, depois os alunos do Professor Carlos e por último os meninos da Professora Sofia.

Robertices

Olá amiguinhos!

Hoje na biblioteca os meninos de 3.º ano ficaram a conhecer os Robertos, através do livro da Luísa Dacosta, as Robertices, que conta com ilustrações da Cristina Valadas.


Primeiro vieram os meninos da Professora Liliana e depois vieram os meninos do Professor Rui.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

1, 2, 3, 4, 5 vogais. Tu sabes quais são?

Olá amiguinhos!
Hoje a turma do 1.º ano da Professora Patrícia Tomé veio à biblioteca e ficámos a saber tudo sobre a História das Cinco Vogais, da Luísa Ducla Soares e que conta com ilustrações da Manuela Bacelar.





sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dia da Alimentação

Olá amiguinhos!
Hoje foi um dia muito especial na nossa escola. Comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. A equipa da Biblioteca Mil Maravilhas associou-se a esta iniciativa e partilhou com os meninos e meninas uma história relacionada com um dos alimentos mais completo, a sopa. A Ana e o Pedro contaram aos meninos a sua adaptação de um conto tradicional, o Caldo de Pedra!


terça-feira, 11 de outubro de 2016