terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Saco Viajante


 
Olá amiguinhos!
A equipa da biblioteca lançou um projeto que se chama o Saco Viajante. Este saco contém um livro adequado ao utilizador desta biblioteca que o levar, uma revista para os pais, um livro de banda desenhada e vários objetos com que podem brincar. Depois deverão escrever no diário de bordo, as sensações que tiveram ao levar este saco para casa e partilhar com a sua família momentos agradáveis. Podem acrescentar ideias, sugestões, poemas originais, receitas que costumem fazer em família, o que quiserem.
Se quiserem levar o saco viajante terão de se inscrever na biblioteca. Atreves-te?
 


Segurança na Internet

 
Para divulgação!


Encontro com a autora Luísa Ducla Soares


Olá amiguinhos!
 
No dia 14 de fevereiro, o dia dos Namorados, vamos deixar-nos apaixonar pelos livros da autora Luísa Ducla Soares que nos visitará na Biblioteca Mil Maravilhas. Já andamos a preparar o encontro com as turmas de terceiro e quarto anos de escolaridade.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Concurso Faça lá um Poema

Cartaz elaborado por Ana França
Olá amiguinhos!
Está quase a acabar o prazo para a entrega dos poemas individuais, para entrarem no Concurso Faça lá um Poema. Relembramos que o poema vencedor desta escola, irá entrar em competição com os poemas escolhidos das outras escolas do nosso agrupamento. E dessas quatro escolhas, será eleito, o poema que representará o primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro. Não te esqueças, participa!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Encontro com o Sérgio Franclim

Olá amiguinhos!
Hoje foi um dia especial!
Recebemos na nossa escola, em particular, na Sala de Informática, o escritor Sérgio Franclim e os felizes contemplados foram as turmas de primeiro e segundo anos de escolaridade. Casa cheia para recebermos este autor que nos veio contar uma das suas histórias infantins: A Cidade dos Sonhos. Este livro do Sérgio, conta com ilustrações de Sandra Hormigo.
Foi um dia gratificante e gostámos bastante. Obrigado Sérgio!



Sebastião Afia-lápis

Sebastião Afia-lápis e o gato Eça









Apresentação do trabalho realizado

Olá amiguinhos!
Na quarta-feira foi a vez de apresentarmos o trabalho realizado, ao longo do primeiro período, no âmbito do projeto "Eu ouço, eu conto". Os cinco alunos envolvidos apresentaram a história "Não gosto de Salada" de Tony Ross, às turmas do Professor Rui, da Professora Micaela e da Professora Ana Teresa.

Este projeto surgiu de uma parceria da Educação Especial, em especial da Professora Inês Vaz, com a equipa da Biblioteca Mil Maravilhas. Os 5 alunos, apoiados por esta professora, apesar de algo nervosos por enfrentarem uma tão grande plateia, fizeram o seu trabalho muito bem e receberam umas merecidas palmas. Neste segundo período há mais, agora é só esperarem por mais novidades.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Onde andam os nossos textos "Vai uma palavrinha?"




Durante o primeiro período, os nossos alunos andaram a fazer textos individuais e coletivos na biblioteca e também com as suas professoras na sala de aula. Agora é a vez da nossa comunidade educativa conhecer esses mesmos textos. Na pastelaria Ninho e na pastelaria Viriato poderão ser encontradas leituras bem saborosas.
Esperamos que gostem.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Nos intervalos também se aprende


 
Além de passar um bom bocado, usando os recursos que a biblioteca disponibiliza, também se fazem aprendizagens. Há um grupinho de pequenos artistas que vão experimentando materiais e técnicas e começam a criar pequenas obras de arte, bem criativas, por sinal!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Top-leitor

 
Parabéns aos melhores leitores do 1.º período que fizeram 5 requisições cada um!


Leitor de mp3

 
Olá amiguinhos!
A nossa biblioteca já tem um leitor de mp3 para quem quiser ouvir músicas. Quem quer experimentar?


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Preparação do encontro de autor com Sérgio Franclim

 
Olá amiguinhos. Esta semana temos andado a preparar o encontro com o de autor com Sérgio Franclim. Este autor escreveu vários livros para adultos e virá à nossa escola apresentar o seu livro infantil "A Cidade dos Sonhos", da Editora Quebra-Nozes. O livro custará 8 euros e o autor dará um autógrafo a quem adquirir o livro.
 
 


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Pordata kids

 
RBE:
Diz o velho ditado que “de pequenino se torce o pepino” e, por isso, a Pordata vai lançar uma nova plataforma, a Pordata Kids, onde os números e as estatísticas são apresentados de forma a serem compreensíveis pelos mais pequenos.

A pensar essencialmente nas crianças entre os 8 e os 12 anos, a Pordata Kids aborda 10 grandes temas que podem ser explorados a partir da cidade Pordata que surge no ecrã de acesso. Algumas das séries estatísticas foram propositadamente selecionadas para ir ao encontro dos programas de Estudo do Meio (1.º ciclo), História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e Matemática (1.º e 2.º ciclos).

Esta semana, as turmas de 3.º e 4.º ano têm vindo à biblioteca para conhecerem esta fantástica ferramenta para trabalhar conteúdos de Estudo do Meio
 
 
 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Projeto "Eu ouço, eu conto"

 
 
Olá amiguinhos!
É já na próxima semana que faremos a apresentação às turmas dos alunos envolvidos no projeto. Agora é tempo de ensaios. Desejem-nos boa sorte!

 


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Uns poetas!

Olá amiguinhos!
Os alunos da Professora Eva responderam ao desafio da Biblioteca Mil Maravilhas e estão a fazer poemas para poderem participar no concurso do Plano Nacional de Leitura, O Faça lá um poema!
 
 



Um alimento por um livro

 
A Biblioteca Mil Maravilhas associou-se ao GMASA (Grupo do Milharado de Apoio aos Sem Abrigo) e está a colaborar na recolha de alimentos para ajudar quem tem mais dificuldades. Os nossos alunos trazem alimentos de casa que podem trocar por livros. Esta iniciativa está a ser um sucesso, como se nota na fotografia. Parabéns ao GMASA e que continuem por muitos anos a dinamizar iniciativas de solidariedade.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Correio das fadas

 
Hoje foi a vez dos meninos do 1.ºD saberem que receberam uma carta das fadas. Eles adoraram a carta e quiseram responder. E agora? Será que vão ter uma resposta das fadas? Temos de aguardar ...
 





Pordata kids

 
Esta semana os meninos do 4.ºano e do 3.º ano estão a vir à Sala de Informática para conhecerem a página de Internet Pordata kids. Este recurso é muito importante pois aborda vários conteúdos de Estudo do Meio.
 
 
 
fonte da imagem: observador.pt
 


Projeto "Eu ouço, eu conto"

 
Olá amiguinhos!
O nosso trabalho está feito (bem, quase, quase pronto) e já andamos a treinar para que a nossa apresentação às turmas dos meninos envolvidos no projeto, seja´perfeita!
 


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

E o livro mais requisitado no 1.º período foi ...

 
E o livro mais requisitado no 1.º período foi "As Moedas de Ouro do Pinto Pintão" da autora Alice Vieira.
 
E tu já o leste?

Intervalo com SuperTematik

 
Com a ajuda dos ajudantes da Biblioteca, neste intervalo jogou-se SuperTematik!


Reunião de Professores Bibliotecários


Olá amiguinhos!
Ontem foi um dia especial na nossa biblioteca. Os professores bibliotecários do concelho de Mafra vieram fazer a sua reunião mensal na nossa biblioteca.
A equipa da biblioteca preparou tudo e organizou a biblioteca e os cozinhados da Ana Valente fizeram um mega sucesso! A Coordenadora da escola, a Professora Teresa compareceu na reunião e deu as boas vindas aos presentes e desejou uma tarde de bom trabalho.
Obrigado também à Assistente Operacional Cristiana pelo apoio logístico.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Correio das fadas

Os meninos do 1.ºC e do 1.ºB ficaram de boca aberta com a carta que receberam. Todos responderam e colocaram a sua mensagem para as fadas na caixa de correio. Que será que lhe disseram? E será que vão receber resposta?









Projeto "Eu ouço, eu conto"

Olá amiguinhos!
Mais uma sessão do Projeto "Eu ouço, eu conto", uma articulação da Educação Especial (Prof. Inês Vaz) com a Biblioteca Mil Maravilhas. Estamos mesmo a terminar a história que iremos contar aos colegas das turmas dos meninos envolvidos neste projeto. Em breve daremos novidades. É só esperar mais um pouquinho!