Maravilhas das Turmas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Representantes do nosso agrupamento no concurso Faça lá um poema

O representante do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro é, este ano, da nossa escola, é o aluno Gonçalo M. da turma da Professora Isabel. No entanto, aqui ficam todos os representantes dos três ciclos. Parabéns a todos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Versões audio dos textos do nosso agrupamento nos Contos Terra a Terra


Versão audio do texto "A seleção nacional na Venda do Pinheiro" - lida por um aluno da Professora
Micaela
https://www.podomatic.com/podcasts/pfmoura/episodes/2017-02-13T06_26_16-08_00


Versão audio do texto "Limpeza das matas no Milharado" - lida por um aluno da Professora Rita
https://www.podomatic.com/podcasts/pfmoura/episodes/2017-02-13T08_36_40-08_00



Versão escrita de "A seleção nacional na Venda do Pinheiro" - Contos Terra a Terra

Versão escrita de "Limpeza das matas no Milharado" - Contos Terra a Terra

Versão escrita de "A seleção nacional na Venda do Pinheiro" - Contos Terra a Terra

Projeto "Eu ouço, eu conto"


Olá amiguinhos!
Esta semana houve mais uma sessão do Projeto "Eu ouço, eu conto", numa parceria com a Educação Especial, em particular com a Professora Inês Vaz. Neste período, os alunos envolvidos estão a criar uma história com umas personagens fantásticas. Ainda não podemos contar tudo, mas dizemos que há uma personagem de nome Gélidus, que em tudo o que toca, congela. O terror do poder do frio! Querem saber mais? Ainda não contamos!

Exposição Contos Terra a Terra na nossa biblioteca

Olá amiguinhos! 
 



 
Olá amiguinhos!
 
Chegou à nossa biblioteca a exposição dos  Contos Terra a Terra, resultante de um projeto da Câmara Municipal de Mafra e das Juntas de Freguesia do concelho, em parceria com as bibliotecas municipais e escolares.
Nela, estão expostos os desenhos vencedores e menções honrosas e as participações da nossa escola: alunos da Professora Isabel, Professora Célia Ferraz, Professora Patrícia, Professora Helena,  Professora Ana Guedes e Professora Carla Guerreiro e o desenho vencedor da história da Colónia de Férias, o do Pedro Jorge, da Professora Anabela Tibério.
Relembramos que neste livro, está impressa uma história contada pelo Sr. Francisco Bizarro, que é da nossa freguesia e que nos relatou uma história sobre como era a vida no tempos dos nossos avós e bisavós, onde havia uma grande colónia de férias na Venda do Pinheiro, frequentada por muitos meninos e que esse espaço também foi utilizada como centro de estágio da seleção nacional de futebol.

Máscaras para votar


Olá amiguinhos!

Na nossa biblioteca, as máscaras feitas durante os intervalos e horas do almoço, pelos nossos utilizadores, estão a votação. A máscara mais votada ganhará um fantástico jogo! Venham votar!



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Contos Terra a Terra - versão digital

Olá amiguinhos!
 
Aqui fica a versão digital do livro Contos Terra a Terra, resultante de um projeto da Câmara Municipal de Mafra e das Juntas de Freguesia do concelho. Depois do livro impresso e que chegou à nossa escola para oferecermos a todos os meninos que participaram no projeto. Nele, está impresso o desenho vencedor da história da Colónia de Férias, o do Pedro Jorge, da Professora Anabela Tibério. No entanto, há ainda que dar os parabéns a todos os meninos das turmas que tiveram a coragem de participar neste projeto, mesmo que não tenham vencido:  Professora Isabel, Professora Célia Ferraz, Professora Patrícia, Professora Helena,  Professora Ana Guedes e Professora Carla Guerreiro.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Recebemos a Luísa Ducla Soares

 Olá amiguinhos!


Ontem recebemos na nossa escola, uma das maiores autoras portuguesas, a Luísa Ducla Soares. 

E estamos de coração cheio! A Luísa, para além da sua simpatia, mostrou aos nossos meninos que se pode começar muito cedo a ser escritor. Ela começou com dez anos!
Todas as turmas, de terceiro e quartos anos, tinham algum miminho para apresentar à Luísa.
 













Foram tantos os meninos e meninas que não perderam a oportunidade 

 A Bia, cuja mãe fez um magnífico ramo de flores, entrego-o como lembrança destes momentos bem passados
A Ana Valente, uma artista de corpo e alma, fez um grande miminho para a Luísa, inspirado na sua obra "O Ratinho Marinheiro"





O poema vencedor da nossa escola



Olá amiguinhos!
Aqui fica o poema vencedor da nossa escola, da autoria do aluno G, da turma da Professora Isabel. Relembramos que este poema irá competir com os poemas vencedores da outras escolas de primeiro ciclo do nosso agrupamento e apenas o vencedor será enviado para o Plano Nacional de Leitura, para concurso a nível nacional.
 
Com esforço tudo é possível

A minha criatividade
Vai voar com imaginação,
Com vontade
O meu poema
Vem com animação.

Com esforço,
Tudo é possível.
Será que a competição
Está ao meu nível?

Vou competir
E tentar,
Sem desistir.
Para num bom lugar ficar.

Este poema,
Eu fiz sozinho,
Sou criança,
Fiz neste papelinho!

G.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Vencedor do Faça lá um Poema da nossa escola

 
Olá amiguinhos!
 
O júri responsável pela escolha do melhor dos 43 poemas entregues na biblioteca, a Coordenadora do Departamento de 1.º ciclo, (professora Joana Santos) e a Coordenadora da nossa Escola (professora Teresa Santos) entregaram o prémio ao vencedor do Concurso Faça lá um Poema da EB1 da Venda do Pinheiro.
 
Agora, o poema do aluno G., da Professora Isabel, irá entrar em competição com os poemas vencedores das outras escolas do primeiro ciclo do nosso agrupamento e o melhor de todo o primeiro ciclo será enviado para o Plano Nacional de Leitura.
 
 

Da pintura ao texto criativo

Partindo de pinturas de vários autores, o aluno M. do 3.º ano fez estes desenhos e um texto em que conseguiu juntar todos os seus elementos. Este texto e desenhos serão divulgados à comunidade escolar em cafés da freguesia, numa atividade que se chama "Vai uma palavrinha?".

Cubolânia by Pedro Moura on Scribd

Parabéns M.!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Luísa Ducla Soares

Olá amiguinhos!

Continuamos a preparar o encontro com a Luísa Ducla Soares. A Luísa virá à nossa escola no dia 14 de fevereiro, para as turmas de terceiro e quarto ano. Que excelente oportunidade para estar com uma das maiores escritoras de Portugal! 

fonte: a qualidade do silêncio

Dia da Internet mais segura




 
No dia da Internet mais segura, aqui ficam algumas dicas muito importantes.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Faça lá um poema 2016/2017

 
 
Este ano tivemos 43 participações. O júri já está reunido a escolher o melhor da nossa escola. Depois, o melhor desta escola entrará em competição com os melhores das outras escolas do 1.º ciclo.
 
Boa sorte a todos!