segunda-feira, 5 de março de 2018

Semana da Leitura

Entre hoje, dia 5, e 9 de março, as escolas comemoram a leitura através de iniciativas promovidas pelas bibliotecas escolares. 
A Semana, projeto do Plano Nacional de Leitura e que conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares, convida todos a celebrarem o ato de ler em contextos vários, sob o mote "Liberta o leitor que há em ti". 


A equipa das bibliotecas leva a cabo um conjunto de ações nas várias escolas do agrupamento, de que destacamos a "Alvorada de Leitura", "Vai uma palavrinha?" e o concurso "Estamos mesmo a ler mais?!".

No primeiro caso, os professores foram desafiados a começar cada dia com a leitura, em sala de aula, de um texto ou excerto selecionado pela BE.
No segundo, envolvemos também a comunidade na leitura, através da distribuição de textos e desenhos feitos pelos nossos alunos por alguns cafés da zona geográfica do agrupamento.
Dia 8 é o momento de os alunos partilharem com um familiar o que sabem sobre a obra "Ynari, a menina das cinco tranças", de Ondjaki.



A EB1 da Venda do Pinheiro contará ainda com a presença do reconhecido contador de histórias tradicionais António Fontinha, no próximo dia 7, além das habituais sessões de leitura e conversas à volta dos livros dirigidas às turmas e do destaque de alguns títulos para as requisições domiciliárias.


http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index.php?s=diretorio&pid=48&idprojeto=
21&titulo=Semana%20da%20Leitura%202018

 
                              Os cafés nossos parceiros na Venda do Pinheiro: Viriato, O Ninho e O Estudante




                                                                                                                                                      




                                                                               

Sem comentários: