sábado, 21 de abril de 2018

"Miúdos" em período de reflexão

Depois de dias atarefados em campanha eleitoral e esclarecimentos sobre a eleição do próximo dia 23, altura em que as turmas da EB1 da Venda votarão no livro "mais fixe", o "Miúdos a votos" aproxima-se do momento mais esperado.

O concurso, uma iniciativa da revista Visão Júnior em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, pretende que os alunos de vários ciclos escolham, a nível nacional, os livros que preferem. Para isso, desenvolve-se um processo que em tudo se assemelha ao de umas eleições políticas: apresentação de candidatos, campanha, votação e divulgação de resultados. 

Na biblioteca, dirigimos às turmas sessões de pesquisa e tratamento de informação, procurando que os alunos soubessem mais sobre os princípios e conceitos envolvidos e os passos a seguir em tal processo.

Duas alunas do 4ºE, a Matilde A. e a Marta P., têm os seus livros preferidos na lista nacional de candidatos à eleição final: "O diário de um banana-1", de Jeff Kinney, e "O principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry. E têm-nos defendido como ninguém! Orientamos e acompanhamos assim todo o processo da campanha na escola: calendarização das ações, preparação dos melhores argumentos em defesa do seu livro, elaboração de cartazes, ida às turmas para apresentação das suas ideias, esclarecimentos e promoção das obras.



Na biblioteca:
lendo "O principezinho",
de Antoine de Saint-Exupéry
       



   
Na biblioteca:
lendo "O diário de um banana 1",
de Jeff Kinn
Agora que a campanha terminou, é altura para cada um refletir sobre o título que vai escolher na segunda-feira. Houve até quem requisitasse livros para decidir melhor. E como os alunos já sabem o que é um processo democrático, falta o mais importante: darem o seu voto consciente ao melhor livro-candidato!


Sem comentários: