segunda-feira, 23 de abril de 2018

"Miúdos a votos"- a votação!


Foi hoje, precisamente quando se celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que aconteceu a votação nacional do concurso que elegerá "os livros mais fixes".




Na EB1 da Venda, ao longo do dia a biblioteca foi o centro do ato eleitoral, com tudo o que é necessário: três membros da mesa, urna eleitoral, boletins de voto, esferográficas, mesas de voto.

A mesa foi presidida pela professora bibliotecária, que ia recebendo os alunos, identificando-os; os outros dois membros da mesa (os alunos Leonor F. e João T., do 4ºE) confirmavam os nomes e assinalavam-nos nos cadernos eleitorais/lista das turmas; a professora Susana Rute, da equipa da BE, orientava os votantes para o respetivo local de voto e no final os quatro elementos envolvidos fizeram a contagem.


A votação foi em peso, com 236 
alunos votantes (de um universo de 241 chamados ao ato eleitoral). Muito em breve divulgaremos os resultados, aqui e junto das turmas envolvidas. 



Lembramos que a iniciativa "Miúdos a votos", da revista Visão Júniorem parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, pretende eleger os livros preferidos dos alunos do 1º ao 3º ciclo escolar através de um processo em tudo semelhante ao de umas eleições políticas, unindo assim os livros ao exercício da cidadania.
Viva a leitura, viva a democracia!


Sem comentários: