domingo, 28 de outubro de 2018

Porque todos os dias são dias de comer bem...


A biblioteca terminou esta semana as sessões que dirigiu às turmas (do 2º ao 4º anos) sobre alimentação saudável, a propósito do Dia Mundial da Alimentação que se assinalou no passado dia 16.

O restaurante Papa-Palavras foi o mote para servirmos as melhores refeições com os melhores ingredientes- as palavras dos nossos autores e da nossa literatura tradicional. Poemas de António Mota, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, José Fanha, Luísa Costa Gomes, Maria Alberta Menéres, Maria Rosa Araújo,  ou os populares Arre burrinho e Bichinha gata, entre outros, constaram do menu e foram levados às mesas das crianças como prato principal. Antes, claro, houve espaço para as entradas, com conselhos, provérbios e adivinhas à volta da alimentação. Das sobremesas, os alunos podiam escolher canções do disco "Mão Verde" (projeto do mesmo nome, com a rapper Capicua como vocalista), um vídeo educativo sobre a roda dos alimentos, excertos de um livro em inglês e ainda uma aletria especial- um jogo de formação de palavras.

E como em qualquer restaurante, no final houve um preço a pagar... A conta da refeição não é elevada, mas os alunos/turmas deverão fazer um pequeno texto sobre alimentação saudável. Alguns não quiseram deixar contas pendentes e começaram logo!

               
          




Foi uma experiência bem divertida e que permitiu, à mesa, falar de alimentação de uma forma diferente. Ninguém ficou com fome, mas as cozinheiras-chefs esperam ter aberto o apetite para se ler mais e se comer melhor!

Sem comentários: