terça-feira, 13 de novembro de 2018

Descobrindo a mentira e a verdade com a poesia...

... Ou será ao contrário? Pois, hoje a turma do 2º/3ºB, com a professora Isabel Almeida, divertiu-se com alguns poemas que trocaram as voltas à realidade e às vezes viraram tudo ao contrário na biblioteca. 
Calma!... "Tudo ao contrário" é uma maneira de dizer e é precisamente um dos textos do livro de Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade, obra das metas curriculares para este ano de escolaridade que estivemos a explorar.
Depois de obervarem atentamente a capa e as informações dela constantes, os alunos relacionaram a ilustração da Ana Cristina Inácio com o título, tentando perceber o que se podia considerar "mentira" e "verdade". Depois, ouviram cinco frases sobre as características de um poema e tiveram de explicar se eram verdadeiras ou falsas.
Lemos alguns poemas do livro, atividade em que os alunos também participaram. Tinham de os ouvir atentamente para descobrirem se seriam poemas pertencentes ao grupo da "mentira" ou da "verdade". Na sequência do "Poema em p",  inventaram ainda versos cujas palavras começavam por "p".
No fim, cada aluno leu um verso do texto "Abecedário sem juízo", que a turma já conhecia, e levou o desafio de escrever em casa, por exemplo com um familiar, um poema semelhante. Vamos ver os belos e disparatados poemas que saem da imaginação dos nossos poetas. Verdade, verdadinha, vai ser fantástico!

Sem comentários: