quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Dia do Pijama com Direitos

As professoras das turmas 3A, C e D, Rosa Martins, Anabela Tibério e Patrícia Tomé, lançaram o desafio à biblioteca- pegar na temática do livro "A pedra falante", da Mundos de Vida, associação promotora do Dia do Pijama.
Este Dia nacional vai ao encontro do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que se comemora igualmente hoje, 20 de novembro. São datas que lembram a importância de todas as crianças verem os seus direitos respeitados e fomentam a solidariedade e espírito de entreajuda entre os mais novos. Sobretudo quando passam 29 anos sobre a Convenção dos Direitos das Crianças, quisemos falar do Menino das Pedras, personagem que surge no livro, da Milú (que os alunos já conhecem de livros anteriores) e no fundo do direito a cada menino ter uma casa, família, amigos, brincar, estudar, sonhar...
A biblioteca preparou por isso uma atividade sobre direitos das crianças, a partir de um pequeno exercício com peluches que alguns trouxeram para a escola. Os alunos, em grupo, davam um nome ao animal fofinho e tinham de trocar pontos de vista para chegar às duas ideias mais importantes sobre o que ele precisa para ser bem tratado e viver feliz. Após a apresentação oral de cada grupo, vimos a relação entre essas necessidades básicas e a noção de "direitos". Projetou-se depois um documento que estabelecia a correspondência entre os direitos dos peluches e os direitos das crianças, o que nos levou a um breve debate sobre direitos e deveres, sobre a responsabilidade de cada um e de entidades específicas para os assegurar. No fim vimos este vídeo feito no Brasil sobre os Direitos da Criança, iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República: 

https://www.youtube.com/watch?v=j33hoi_Cn7Y

Sem comentários: