quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

À procura do património

foto retirada de: https://www.facebook.com/ufvpseg
A biblioteca tem recebido as turmas 3ºA e 3ºC, das professoras Rosa Martins e Anabela Tibério, para orientação de trabalhos de pesquisa sobre o património local. 

As sessões de pesquisa e tratamento de informação desenvolvem-se à volta de assuntos que os alunos, reunidos em pequenos grupos, devem focar: localização geográfica e história da freguesia, hábitos, festividades, trajes,  gastronomia, monumentos, figuras públicas...

foto: http://www.cm-mafra.pt/pt/economia/localizacao
foto da profª Anabela Tibério
Têm sido consultados vários materiais de apoio em vários suportes: as informações da exposição sobre a Venda do Pinheiro, que uma antiga turma da professora Anabela deu à escola e está patente no corredor junto à biblioteca; livros da coleção da BE, da Biblioteca Municipal da Venda do Pinheiro e outros particulares; folhetos informativos da Câmara Municipal de Mafra e sítios da internet. Além disso, os alunos estão em campo para entrevistar figuras da terra e alguns têm contado também com a ajuda dos pais nesta pesquisa aprofundada.
Como já perceberam, temos andado numa verdadeira roda-viva a viajar pela história e geografia da Venda e, no fundo, pela identidade de todos quantos aqui nasceram ou vivem.

Sem comentários: