quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Pela cidadania e pela floresta

fotos da profª Ana Valente
Hoje, dia 9, os meninos das salas do Jardim de Infância vieram à EB1 da Venda do Pinheiro com as educadoras e assistentes auxiliares passar o testemunho relativo à "Rota pela Cidadania e pela Floresta". 
Foram recebidos pela professora Ana Guedes, coordenadora da EB1 e do projeto Eco-escolas, pelos alunos representantes de cada turma no Conselho Eco-escolas e pela equipa da biblioteca escolar deste estabelecimento. 

Na cerimónia, a professora Ana sublinhou a importância da iniciativa, que envolve as escolas dos agrupamentos do concelho de Mafra e pretende sensibilizar para a necessidade de, todos juntos,  tornarmos o ambiente e o planeta mais sustentáveis.
A educadora Susana Rocha, coordenadora do JI e do respetivo projeto Eco-escolas, leu o compromisso do seu estabelecimento e entregou a bandeira e a pá que simbolicamente fazem o percurso pelas escolas, traçando assim a "Rota pela Cidadania e pela floresta". 






A professora bibliotecária e a docente Ana Valente leram e projetaram imagens do livro Un cuento para el futuro, obra coletiva editada pela Junta de Andaluzia e que, com ilustrações de crianças de várias escolas espanholas, conta  como um terrível incêndio destruiu grande parte da natureza e como bombeiros, agricultores,  crianças e até os animais se juntaram para a salvar.
                                                                          



No final, a coordenadora da EB1 convidou os meninos a pintarem folhas, que darão vida e cor à árvore criada para o efeito. E, passado que foi o testemunho, cabe agora à EB1 ir à escola sede, no próximo dia 14, com a coordenadora e o representante de cada turma no Conselho Eco-escolas. A rota segue, pois, por um mundo melhor!
                    
         

Sem comentários: