sexta-feira, 31 de maio de 2019

Obras das Metas


fonte: https://www.wook.pt
fonte: https://lerparacrer.wordpress.com

Nas últimas semanas, as turmas da EB1 da Venda estiveram na biblioteca para explorar obras da metas curriculares recomendadas para os vários anos de escolaridade.                                                                         
As turmas de 1º ano ouviram (e disseram) poemas de "O livro da Tila", de Matilde Rosa Araújo, e "Aquela nuvem e outras", de Eugénio de Andrade, ao mesmo tempo que mostraram o que já sabiam sobre poesia.



           
        fonte: http://queridasbibliotecas.blogspot.com
fonte: http://visao.sapo.pt/visaojunior/2018-04-16-
Video-O-Elefante-Cor-de-Rosa

Para o 2º ano, foi "O elefante cor-de- rosa", de Luísa Dacosta, que nos levou numa viagem ao planeta Terra e à imaginação das crianças.




O 3º ano andou a descobrir a magia de ler poesia e a lembrar o valor da natureza com "As fadas verdes", de Matilde Rosa Araújo. 
  


 

fonte: https://www.josesaramago.org
fonte: http://www.catalivros.org
Nas turmas de 4º ano, foram duas as propostas dos professores: "História com recadinho", de Luísa Dacosta, fez-nos compreender muito bem o recado sobre bondade e aceitação da diferença (no fundo sobre cidadania) e "A maior flor do mundo", de José Saramago, conquistou os corações dos alunos, permitindo rever muitos aspetos da língua portuguesa e da linguagem literária. A par da leitura, vimos ainda a curta-metragem de animação do uruguaio Juan Pablo Etcheverry: https://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U




Sem comentários: