sábado, 8 de junho de 2019

Por um melhor ambiente

fotos: 
D. Cristina Simões e D. Fátima Pedroso
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou na passada quarta-feira, 5, a D. Historinha foi ao JI da Venda do Pinheiro para uma iniciativa muito gira e cheia de significado.
A docente Sara Inácio, de Educação Visual e Tecnológica, propôs uma ação de sensibilização sobre reciclagem de papel, mostrando como se faz papel a partir de folhas e restos que já não se usam. Todas as salas do JI, com as suas educadoras e assistentes, puderam fazer as suas folhas, a partir de pasta de papel que previamente tinham preparado.
A Sara levou tabuleiros, esponjas, panos, e explicou às crianças todo o processo. É simples- com água, sol e papel velho damos uma vida nova aos recursos! Depois pusemos a mão na massa, quer-se dizer, na pasta, e foi com grande expectativa e entusiasmo que vimos o nascimento de papel novo e o pusemos a secar no estendal. Até fizemos folhas de cor, e com restos de folhinhas e flores...
Esta ação fez parte de um projeto anual de parceria entre a biblioteca escolar, a professora Sara, o JI e o Eco-escolas, que começou no primeiro período com o filme de animação "Papel de Natal", de José Miguel Ribeiro, e culminou agora com mais uma demonstração de como se pode reutilizar e reciclar o papel que usamos. Porque todos temos um papel importante no planeta, verdade?

Sem comentários: