terça-feira, 15 de outubro de 2019

MIBE em pleno

cartaz-MIBE do nosso agrupamento, criado pela
profª Sandra António, de EVT




Outubro é MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares), este ano subordinado ao tema "Vamos imaginar!". O evento foi criado pela IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) e pretende celebrar a importância de uma biblioteca para a vida pessoal e escolar dos nossos alunos.







fonte: https://www.bertrand.pt
Foto: profª Eva Seixas
fonte:
http://bibliotecasemrede.blogspot.com/
2011/01/eu.html
foto: Profª Helga Peso

A biblioteca da EB1 da Venda começou  as atividades com a habitual receção às quinze turmas do 
1º ciclo e quatro salas do Jardim de Infância e a D. Historinha escolheu três fantásticos livros para o arranque de mais um ano de atividades à volta dos livros: Eu, de Philip Waechter; Com a tua pata na minha, de Jane Chapman, e Que há por baixo da cama?, de Mick Manning. Ouvimos ainda a profª Ana Valente num arrepiante conto tradicional.


fotos: profª Ana Valente

Aproveitamos este mês para dar a conhecer algumas novidades do ano, como o "Biblioteca de Parede", um jornal onde vamos afixando notícias e anúncios feitos pelos miúdos. Ao longo do ano letivo, teremos também, nos intervalos da manhã, ateliês em que estimulamos várias capacidades dos nossos utentes através de escrita criativa, ilustração, teatro e jogos de mesa.


Para dar asas ainda maiores à imaginação dos nossos leitores, à entrada temos uma exposição com desenhos das crianças do JI, feitos o ano letivo passado. Os alunos da EB1 têm continuado a ideia, sob o título: "E tu? Como vês a nossa biblioteca?"


E as novidades ainda mal começaram... Seis turmas da EB1 estão envolvidas no Projeto Internacional de Troca de Marcadores e preparam-se para surpreender os colegas das escolas parceiras que nos calharam em sorte. O lema anual das BE's do agrupamento, habitualmente selecionado entre várias frases de alunos, destina-se este ano aos adultos- professores e auxiliares de educação. Até 31 de outubro podem enviar para os professores bibliotecários a sua frase original, que deverá começar por "Em 2020 ler é...". Também até ao fim deste mês a biblioteca Mil Maravilhas convidou as famílias a contar uma história. Nas próximas duas semanas, receberemos um adulto (pais, avós, irmãos, tios...) que virá à "sua" turma ler um livro, contar uma história tradicional ou de vida ou falar dos livros mais marcantes na sua infância...

Ainda há alguma razão para não ires à biblioteca?...








Sem comentários: