quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Leituras em família


4º/3ºB: Sr. Nelson Lourenço
Terminou esta semana um conjunto de sessões que, ao longo de um mês, foram dinamizadas por leitores mais crescidos e nos encheram de felicidade. O convite para as "Leituras em família" foi lançado em outubro, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, e oito mães, um pai e uma avó pegaram nos seus livros e vieram à escola ler para a turma dos seus pequenotes. 
As leituras foram tão diversas e fascinantes que não conseguiríamos falar de cada uma como deve ser. As temáticas escolhidas não podiam ter sido mais apropriadas- da família às emoções, do bullying às regras, dos sonhos à amizade, da dificuldade em ler às descobertas, dos direitos humanos à diversidade ... 

Para surpreender o 1ºA, da profª Helga Peso, a avó e a mãe da Mariana, Hilária Jorge e Ana Pedro, trouxeram um título bem sugestivo: Madeline Finn e o cão da biblioteca, de Lisa Papp, sobre uma menina que não gostava de ler, até um dia em que algo extraordinário aconteceu... Depois da sua leitura, a avó propôs a criação de um desenho sobre um momento da história e ofereceu a cada menino um marcador que fez a partir do livro, especialmente para esta ocasião.

1ºA e 3ºC: D. Hilária Jorge e D. Ana Pedro
A avó veio também num outro dia ler para o 3ºC, da profª Alice Dias, e para o seu neto João, claro. A obra O lápis mágico de Malala, de Malala Yousafzai, provocou grande reflexão sobre direitos e igualdade de género e conhecemos histórias de vida reais, como a da jovem vencedora do Prémio Nobel da Paz. Numa atividade final, cada um escreveu pequenas frases a partir de "Se eu tivesse um lápis mágico...". E, podem crer, mágico foi também o momento em que este livro foi oferecido à nossa biblioteca!

2ºA: D. Filipa Oliveira
3ºB: D. Vera Melo
O 2ºA, da profª Rute Valério, ouviu muito atentamente a mãe da Júlia, Filipa Oliveira, n' A cidade dos sonhos, de Sérgio Franclim. Esta educativa viagem ao mundo dos sonhos permitiu analisar também alguns comportamentos. Da troca de ideias entre todos, foram mesmo os alunos a concluir a necessidade de haver regras e a professora Rute pegou na deixa e decidiu afixar na sala de aula excertos do livro com essas regras bem claras.
Vera Melo, mãe da Matilde, do 3ºB, leu e (com a sua ajudante especial) projetou imagens de O Birras queria ser da família da Clara!, de Vera Ramalho. A turma da profª Sara Policarpo divertiu-se muito com a leitura, tão dinâmica que levou a mãe a imitar a Clara, quer dizer, os meninos que se deixam comandar pelo Birras. Na turma alguns confessaram que às vezes isso se passa com eles, mas, depois deste encontro em que perceberam quem de facto é tal personagem, queremos acreditar que certas cenas vão acabar.


3ºD: D. Ana Rita Garrido
e D. Cláudia Ribeiro
No 3ºD, da profª Isabel Invêncio, foram duas as mães que aceitaram este desafio. Ana Rita Garrido e Cláudia Ribeiro, mães do André e do Ricardo, partilharam O lobo  que aprendeu a lidar com os seus sentimentos, de Orianne Lallemand, e o tradicional O patinho feio. A exploração destas obras deu pano para mangas, com os meninos a falarem dos seus sentimentos, emoções e de algumas questões que vão surgindo entre eles. Foi incrível ouvi-los expor alguns problemas de relacionamento (no fundo, a forma como lidam com o seu próprio crescimento e as diferenças individuais) e como podem melhorar.  No fim, entre amigos, em grande exemplo de partilha e sentido do coletivo, comemos bolachinhas que a mãe do Ricardo trouxe para todos e o seu livro ficou na biblioteca para que o possam ler.

4ºA: D. Ana Teresa Ramos
O dia em que escavei o meu tesouro, de Raffaello Bergonse, foi o título proposto por Ana Teresa Ramos,  mãe da Laura, do 4ºA. Os alunos da profª Rosa Martins estavam fascinados com a aventura do rapaz que vai em busca de um tesouro e a quem o avô ensina o valor de cada descoberta. Ao mesmo tempo, fomos levados a imaginar escavações fantásticas à procura do nosso próprio passado e da nossa identidade. 
O 4º/3ºB, da profª Isabel Almeida, recebeu o pai da Matilde, Nelson Lourenço. A escolha de Álbum de famílias, de Susana Amorim e Rute Agulhas, deu aso a um participadíssimo debate sobre família, os vários tipos que existem e aquilo que verdadeiramente une os seus membros. Cada um falou um pouco da sua, das origens, dos elementos que a compõem (e sim, disseram as crianças, os animais também fazem parte!). Contaram-se histórias pessoais, fizeram-se confissões e concluímos que são todas tão diferentes e afinal tão semelhantes... 

4ºC: D. Fátima Santos e D. Carla Semedo
Duas mães do 4ºC, Fátima Santos e Carla Semedo,  juntaram-se com as filhas, Sara e Sofia, e apresentaram em conjunto uma leitura dramatizada de O dia em que os lápis desistiram, de Drew Daywalt. Para este divertido livro em que os lápis são os protagonistas, criaram de propósito lápis-fantoches a que as pequenas ajudantes deram vida enquanto as mães liam. No fim ofereceram-nos à biblioteca e a D. Historinha tem a sensação de que um dia destes vai copiar esta bela ideia... Mas a turma da profª Anabela Tibério estava mesmo em maré de teatro e fomos todos surpreendidos por um grupo de alunos com a representação de uma peça totalmente concebida por eles. E agora ninguém os para,  mas disso daremos notícia em breve...

Não é de mais agradecer de novo aos grandes leitores que vieram com a sua sabedoria inspirar os mais pequenos e se juntaram, na biblioteca, para a promoção da leitura de uma forma tão eficaz e bonita. E porque há pais que não puderam vir desta vez, está já combinado- voltaremos a ler em família no 2º e 3º períodos!



Sem comentários: