quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O mar de Sophia

Cartaz criado porAna França,
da equipa das Bibliotecas Escolares do AE
Passam hoje cem anos sobre o nascimento daquela que é considerada uma das nossas maiores escritoras. Sophia de Mello Breyner Andresen é autora de muitas obras para a infância, entre elas A menina do mar, A fada Oriana, O cavaleiro da Dinamarca e Os três reis do Oriente. Para comemorarmos a sua importância, a equipa das bibliotecas escolares do agrupamento da Venda do Pinheiro dinamizou algumas atividades e fez pequenos vídeos para partilhar entre escolas.
Na EB1 da Venda, alunos do Projeto de Leitura (uma parceria entre a biblioteca escolar e o apoio educativo a Língua Portuguesa dado pela professora Ana Valente), leram em coro um texto coletivo criado o ano passado com base n'A menina do mar. 
Além de duas sessões dirigidas às turmas, houve um ateliê de escrita criativa durante a hora do almoço, a partir de uma ideia da "Fábrica de Poesia", do escritor Miguel Horta. Neste ateliê, que acontece ao longo da semana também nos intervalos da manhã, aproveitamos para falar um pouco da poetisa e os alunos tiram à sorte cartões, onde estão algumas palavras alusivas ao mar e à poesia de Sophia. Depois têm de encontrar uma sequência para as palavras e criar uma frase poética. O entusiasmo e criatividade têm crescido como ondas, e na maré vieram algumas das frases que aqui deixamos e que estão expostas na nossa biblioteca:

O POETA ACORDA COM CORAGEM A PALAVRA

O CAMINHO DE ESPUMA DESCANSA NA FRESCURA

O PÁSSARO NA AREIA A DESVANECER A SAUDADE

A ALEGRE GAIVOTA VAI CUIDAR DA SAUDADE NA DUNA

AVENTURAR, SER PACIENTE, TER PAIXÃO
OUVE O PÁSSARO E A MARÉ

Sem comentários: