quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Concurso de escrita

Três turmas de 4º ano da EB1 da Venda do Pinheiro andam a braços (e a muitas mãos) com a escrita de um conto original. A fim de participarem num concurso nacional, o 4ºA, 4º/3ºB e 4ºC, das professoras Rosa Martins, Isabel Almeida e Anabela Tibério, têm dedicado algumas horas a este desafio, que implica escrita e ilustração coletivas.

fonte da imagem:
https://aprenderjugar.com/2013/06/aprender-a-leer-y-escribir.html/aprender-a-leer-y-escribir
As sessões são orientadas em sala de aula pelas professoras Rosário Anselmo e Ana Valente, da biblioteca escolar, e, segundo planificação conjunta com as docentes das turmas, temos aproveitado para rever e explorar as características de um texto narrativo, a sua estrutura e os vários momentos, a descrição e os diálogos, a linguagem e o vocabulário. Tudo com base nos conhecimentos e interesses dos alunos, recorrendo ao quadro e sempre que necessário ao computador e projetor, a dicionários... Todo o trabalho é portanto feito em articulação e implica constante votação para se decidir sobre o caminho a tomar na escrita, além da revisão e apuramento de texto, antes de passarmos à ilustração.
Não podemos revelar muito do processo, pois a autoria e natureza dos contos não deve ser divulgada,  mas  está a ser incrível, com a imaginação das crianças a fervilhar e as professoras a suar... Não se pense no entanto que só da imaginação vivem os textos. A lógica e a pertinência das ideias são a toda a prova e os pequenos autores não querem deixar nada ao acaso! Caso para dizer que quem escreve um conto acrescenta muitos pontos... à sua sabedoria.


Sem comentários: