terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Contadeira de histórias

A D. Historinha a rir à brava
com o Sr. Dr. Juíz
O termo é popular, como populares foram os contos que a bibliotecária municipal Carla Rodrigues veio partilhar com os alunos.

O menino preguiçoso e um bocadinho
 pateta a tentar pôr o burro às costas
Esta excelente contadeira esteve nas duas últimas semanas a receber as turmas da nossa escola, em divertidas (mas também muito sérias) sessões de recuperação de textos orais tradicionais. Como desta vez não havia um livro a partir do qual se narrava a história, só podíamos contar com os nossos atentos ouvidos e imaginar as peripécias a partir da expressividade da contadora. A atividade, desenvolvida em parceria entre as bibliotecas concelhias e a biblioteca escolar, pretendeu assim mobilizar a atenção e capacidade de memorização dos alunos, aspetos fundamentais para o desenvolvimento individual e social. Ao mesmo tempo, fomos mergulhando no imaginário tradicional, em usos e costumes, nos ensinamentos transmitidos e relembrando até diferentes versões dos contos que avós ou pais vão passando oralmente. 
Analisada a estrutura de base de cada conto, ficou o desafio: será que os meninos conseguem recontar, em casa, o que ouviram? A D. Historinha sabe que sim, que já há alguns alunos a tentar e até, pasmem-se!, a imitar a forma da Carla contar. 


Sem comentários: