terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Leituras em família

3ºD: D. Ana Cândido e D. Rita Dias
Pois é, as “Leituras em família”, que a D. Historinha lançou em outubro, tiveram tanto sucesso que continuamos a iniciativa. Desta vez, oito mães e uma avó trouxeram doze livros e uma enorme vontade de os mostrar aos mais pequenos. E, tal como já tinha acontecido, as propostas foram tão variadas e interessantes que nem sabemos por onde começar…

Na sessão com o 3.ºD, da professora Isabel Invêncio, a Gabriela e a Mariana não cabiam em si de contentes por terem as mães a ler. Rita Dias trouxe Anita e a festa de anos, da famosa e velhinha coleção de Gilbert Delahaye, que alguns ainda leem. Os miúdos deliciaram-se com as ilustrações, ao mesmo tempo que a mãe explicou que estes eram livros que se liam há muitos anos, quando as mães tinham a idade deles. Ana Cândido propôs algo diferente, sobre uma televisão que fica desligada em casa quando a família vai de férias. As férias da televisão, de Cristiana Vasconcelos, levou-nos a pensar sobre o que parece às vezes um aborrecimento, quando não há televisão, vídeos ou telemóveis nas férias… Já tinha acontecido a alguns meninos, e imaginem que eles afinal disseram que tinha sido divertido, porque tinham ido brincar e aproveitado para conhecer outras coisas!
3º/4ºA: D. Sónia Amaro
A mãe do João, Sónia Amaro, divertiu o 3.º/4.ºA, da professora Cristina de Jesus, com O que eu vou ser quando crescer, de José Jorge Letria. Em jeito de jogo, os alunos tinham de descobrir as profissões de que os poemas tratam e descrever o que se faz em cada uma delas. Quer dizer, nesta leitura todos abraçaram a profissão de detetives de poemas... Alguns quiseram mesmo saber mais sobre certas profissões e algum vocabulário com elas relacionado e até descobriram a profissão da leitora que tinham à frente.

3ºC: D. Isabel Bizarro Lucas e D. Suzi Marques
O 3.ºC teve sessão dupla, porque recebemos a mãe da Sara Carolina e a avó da Inês.  Suzi Marques leu O novelo de emoções, de Elizabete Neves, em que uma menina descobre o que sente através de um novelo de cores diferentes. Lembrámos certas emoções que às vezes tomam conta de nós e refletimos sobre como ultrapassar certos estados emocionais menos positivos. A professora Alice Dias aproveitou para mostrar e falar um bocadinho sobre o livro pop-up O monstro das cores, de Anna Llenas, sobre a mesma temática. A avó Isabel Bizarro Lucas, com Um milhão de beijinhos, de Elsa Lé, quis sublinhar a importância dos afetos, sobretudo em momentos sombrios, e de como o que importa, quando se dá uma prenda, não é o seu valor material, mas algo que não se pode medir… E esse algo foi o que aconteceu na conversa que depois tivemos a propósito destes dois livros, porque falámos de amizade, amor, carinho, e foi precisamente com um milhão de beijinhos que nos despedimos.

4ºA: D. Ana Rita Manhita
A mãe do Santiago, Ana Rita Manhita, pôs toda a gente do 4.ºA, da professora Rosa Martins, a suspirar com Orlando, o caracol apaixonado (Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce), escrito por Sérgio Mendes. É que este bichinho, que vive numa caixa de correio, nunca teve muita sorte ao amor. Bem, até começar a usar a internet e descobrir alguém que o faz partir numa aventura rumo ao Algarve, onde conhece a caracoleta com que será feliz para sempre… E como em família as leituras são mais doces, a mãe até trouxe rebuçados para todos!

3ºB: D. Carolina Simões
O 3.ºB e a professora Sara Policarpo ouviram e participaram em duas leituras feitas pela mãe do Miguel. Bem, na verdade Carolina Simões trouxe três livros, mas um deles (aquele que o Miguel queria mesmo muito) é um bocadinho grande e terá de ficar para o 3º período, se houver oportunidade. Primeiro, a mãe apresentou a personagem central de Grande coisa, de William Bee, um menino sempre insatisfeito, que respondia com desdém a tudo o que lhe mostravam ou ofereciam. Bem, até o pai decidir dar-lhe uma lição... Divertidos, tentávamos dizer como o menino sempre que lá vinha a frase “Grande coisa!”. Ainda mais divertido foi Oh! Um livro com sons, de Hervé Tullet, que pôs toda a gente a falar e até a cantar, apenas através dos sons “oh”, “ah”, “uau”, cada vez que a mãe apontava para as cores, formas e tamanhos que lhes estão associados no livro.
4º/3ºB: D. Fernanda Azoia


A História de Portugal entrou na biblioteca pela mão de Fernanda Azoia, mãe do Gonçalo, do 4.º/3.ºB, da professora Isabel Almeida. Embarcámos n’As naus de verde pinho, de Manuel Alegre, e viajámos com a poesia até à época dos Descobrimentos. No fim a mãe explicou alguns aspetos interessantes e quis partilhar um dos seus livros de infância, o Primeiro livro de poesia (seleção de textos de Sophia de Mello Breyner Andresen), de que escolheu “A nau Catrineta”, com o mesmo tema tratado de forma diferente mas lido também muito expressivamente.
4ºC: D. Fátima Santos



Com o 4.ºC, da professora Anabela Tibério, a leitura fez-se a três vozes. Fátima Santos, mãe repetente nestas "Leituras", contou com a ajuda da filha Sara e da colega Sofia n' O lápis mágico de Malala, de Malala Yousafzai. O livro biográfico da jovem a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz veio bem a propósito, pois a turma está a desenvolver um projeto de cidadania no âmbito dos Direitos Humanos. Igualdade de género, liberdade de expressão e a importância da educação foram alguns dos aspetos de que se falou num debate muito, muito participado, e a continuar em sala de aula. E porque esta última sessão iniciou, ontem, uma semana em que todo o agrupamento pretende assinalar o valor dos afetos, da gratidão e dos abraços, os alunos surpreenderam a mãe da Sara com um grande e forte abraço coletivo. 

























Sem comentários: