quinta-feira, 23 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Celebrar o livro porquê?... A resposta é óbvia, e mais que nunca temos visto que sem ele a nossa vida seria mais pobre e bem mais cinzenta.

Fonte: https://blocodoluiz.wordpress.com/2013/02/01/os-livros-voadores-do-sr-lessmore/,
a partir da curta de animação "Os fantásticos livros voadores do senhor Morris Lessmore"
O Dia Mundial do Livro, que se assinala desde 1995, pretende promover a leitura e lembrar que o acesso a este bem cultural é tão importante como o pão para a boca. E, porque assim é, devemos aos seus criadores o devido agradecimento, desde logo respeitando as suas obras e o seu trabalho. Por isso este é também o Dia dos Direitos de Autor, sem os quais escritores e todos os que vivem da publicação de livros ou outras produções semelhantes não sobreviveriam.
A razão por que se comemora o Livro neste dia está aliás intimamente relacionada com uma homenagem simbólica aos escritores: a 23 de abril nasceu e morreu William Shakespeare e nesta data morreu também Miguel de Cervantes.
Numa altura em que, à escala global, milhões de meninos aprendem e milhões de famílias trabalham a partir de casa, todos têm sido afinal dias mundiais do livro. E lá em casa sabem bem como eles são excelentes companheiros e mestres, verdade?

Sem comentários: