terça-feira, 24 de novembro de 2020

Infanta D. Bárbara de volta a casa

foto: profª Anabela Tibério
O Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro juntou-se a esta iniciativa da associação dos  Amigos do Convento de Mafra, que envolve a preservação do património artístico e cultural local- tentar adquirir o quadro da Infanta D. Bárbara (um quadro a óleo do século XVIII) para o fazer regressar ao Palácio. Todos podem ajudar, e circula nas nossas escolas e no concelho uma petição para quem quiser e puder dar a sua contribuição, por mínima que seja.

Na EB1 da Venda do Pinheiro, a pedido da professora Anabela Tibério, a D. Historinha foi até à sala da turma 1.º/2.ºC para falar da importância do quadro e dar algumas informações sobre a princesa retratada, a filha de D. João V, cujo nascimento está na origem da construção do Convento. Mostrou também um infograma feito pela professora Jacqueline Duarte, coordenadora das bibliotecas escolares, e respondeu à enorme curiosidade dos meninos.

https://view.genial.ly/5f9f4caf87f1e30d1b77f273/vertical-infographic-d-maria-barbara

A este propósito, a professora bibliotecária da EB1 leu ainda a história de Luísa Ducla Soares "A Fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas", centrada num rei que decide investir a sua riqueza numa biblioteca, até que aparecem uns bichinhos que comem os livros e um morcego candidato a um estranho emprego...

Sem comentários: