sábado, 12 de dezembro de 2020

Ou isto ou aquilo...

 ... ou tudo junto. Foi isso que aconteceu com as turmas de 2.º ano nas últimas semanas, na atividade desenvolvida pela biblioteca escolar da EB1 da Venda do Pinheiro em articulação curricular com os docentes do 2.ºA, B, C e D.

O belo livro da poetisa brasileira Cecília Meireles, obra das aprendizagens essenciais deste ano de escolaridade, foi o mote para duas sessões sobre poesia com cada turma. A professora bibliotecária começou por apresentar um powerpoint com informações sobre a autora e o livro, explorando depois rimas, sílabas, o ritmo e musicalidade dos poemas a partir dos textos projetados no quadro e de uma ficha de trabalho. Cantámos, fizemos uma coreografia, falámos sobre escolhas que às vezes temos de fazer quando estamos divididos entre isto e aquilo, criámos poemas e desenhos alusivos aos textos e ouvimos canções de Lena d'Água, do álbum feito exclusivamente sobre os poemas de Ou isto ou aquilo.

fotos: prof.ª Helga Peso

E, como os nossos meninos (e alguns pais, como nos disseram aqueles que foram pesquisar mais em casa) já sabem bem a canção que dá título ao livro, aqui fica para recordarem:

https://www.youtube.com/watch?v=DvQLdN8pHwE&ab_channel=Lenad%27%C3%81gua

Sem comentários: