sábado, 16 de janeiro de 2021

"Robertices" à solta


Iniciámos com a turma 3.º/4.ºC, da professora Sandra Gomes, um ateliê de construção de fantoches.

A ideia vem desde o estudo da obra Robertices, de Luísa Dacosta, no 1.º período. Na altura, a biblioteca escolar produziu um vídeo a explicar o que são robertos, num teatrinho em que apareciam vários, e de diversas formas, a representar excertos da "História da Carochinha". 

Só agora conseguimos pôr mãos à obra e ajudar os alunos na criação do seu próprio fantoche. Munidos de materiais recicláveis, coisas velhas e restos que andavam lá por casa, chegaram-nos com embalagens, tecidos, lãs, fios, cartolinas, e um sem-número de objetos e recursos a que a imaginação de todos deu um novo uso. 

Os ateliês vão continuar às quintas-feiras de manhã, cumprindo todas as regras de segurança sanitária, claro. Esperamos ansiosamente pelo resultado do teatro final com os fantoches, personagens escolhidas livremente pelos alunos a partir das histórias que compõem o livro.

Com tudo espalhado pelas mesas, e sem bem se saber ainda que marioneta vai sair desta caixa ou daqueles velhos calções de ganga, se havemos de cortar ou colar, se pintar ou costurar, dir-se-ia que está instalado o caos... Mas que bom é ver o entusiasmo das crianças ao imaginarem a sua personagem, darem-lhe forma e fazerem nascer estes seres mágicos do faz-de-conta! 

Viva o teatro, sim, viva a leitura e as histórias que nos fazem crescer!

Sem comentários: