terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Continuamos on com leituras in!



Neste recomeço das atividades letivas, as bibliotecas escolares (BE) do agrupamento de escolas da Venda do Pinheiro continuam a trabalhar em equipa, tendo delineado o seu modo de funcionamento enquanto se verificar o E@D.
Dinamizamos atividades e desafios semanais a propósito de datas ou eventos importantes e apoiamos a prática letiva dos docentes, com recursos, pesquisa de informação e curadoria de conteúdos, numa lógica de trabalho colaborativo. O reforço da nossa presença digital passa também pela criação de um sítio em linha das BE, o que andamos a fazer há já algum tempo. Aguardem as novidades!

Para já, e além de enviarmos as nossas propostas aos docentes/educadoras e, através deles, aos alunos e famílias, reunimos os nossos conteúdos, materiais e ferramentas na plataforma Moodle do agrupamento, de livre acesso para todos os utilizadores: Disciplina: Bibliotecas Escolares @ (aevp.net)

A promoção da leitura, essa, é transversal a todas as atividades e está sempre presente! Relembramos a importância da atividade diária "10 minutos a ler", com livros que os meninos tenham em casa (seus ou emprestados pela biblioteca escolar). Para dar visibilidade a essas leituras, a BE da EB1 e JI da Venda do Pinheiro criou este padlet partilhado, onde qualquer aluno ou criança pode publicar (com ajuda, claro) a imagem da capa do livro que está a ler e umas breves palavras sobre ele. Bem, o convite estende-se também aos familiares e aos professores. Ora espreitem:

10 minutos a ler @D- JI e EB1 da Venda do Pinheiro (AE da Venda do Pinheiro) (padlet.com)



E por falar em leitura, aqui fica a mais recente edição do jornal escolar "Pontos nos ii", coordenado pela professora Sílvia Morais (docente de Português e Francês). 

Resultado de contributos vários e de um trabalho fantástico de organização, paginação, grafismo, revisão, eis uma excelente forma de rever o que se foi fazendo ao longo do 1.º período no agrupamento, com e para a comunidade escolar! Para folhear ao pequeno-almoço ou com um chá à noitinha...

https://drive.google.com/file/d/1lqmIlUtQN3l7X-11_6Irhb2IS9p9pIZB/view?usp=sharing


Sem comentários: