segunda-feira, 22 de março de 2021

Semana a ler

 A Semana oficial da Leitura já lá vai, mas continuamos as seguintes do mesmo modo- a descobrir livros, a falar deles com os meninos, a pô-los a ler e a divertirem-se com eles (e às vezes a entristecerem com a história, que também faz parte do caminho...).

Na semana passada, estivemos no JI da Venda do Pinheiro a ler A rainha das cores, de Jutta Bauer, para a Sala Encarnada (educadora Eugénia), terminando assim uma ronda de leituras dedicadas a esta obra de e sobre arte. Andámos também nas turmas 4.ºA, 4.ºB e 4.ºC (professoras Ana Rita, Sara e Alice), a explorar O beijo da palavrinha, de Mia Couto, e a analisar as belíssimas ilustrações de Danuta Wojciechowska. Viajámos por África, pela aldeia pobre de Maria Poeirinha e do pequeno irmão, que nunca tinham visto o mar. Falámos de muitas coisas, como do final, para uns triste, para outros inesperado... Mas foram as paisagens (imaginadas pela ilustradora e pelos alunos), que nos espantaram mais. Lançámos mesmo um desafio às turmas, mas não vamos revelar para já...

foto: profª Anabela Tibério
                    
                         fotos: profª Isabel Almeida

Em articulação com a profª Isabel, fomos ter com o 1.ºD para uma sessão muito interessante, à volta de histórias tradicionais. Com livros e uma cesta cheia de objetos, fomos perguntando aos meninos qual a história ou histórias com que tinham relação. Bem, alguns objetos não tinham a ver com contos tradicionais, mas com outros livros que eles também conheciam... Não se deixaram enganar, os nossos ouvintes atentos!

No final da semana, e a pedido da profª Anabela, o 1.º/2.ºC ouviu (e viu) Pê de pai, o excelente e divertido livro de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, bem a propósito do Dia do Pai. 



Sem comentários: