terça-feira, 18 de maio de 2021

As mil artes do JI da Venda

BrincArte é o título dado pelo Jardim de Infância da Venda do Pinheiro ao projeto desenvolvido este ano pelas educadoras com as crianças das quatro salas. As atividades têm sido muitas e diversas, algumas das quais em articulação com a biblioteca escolar (BE) da EB1. 

Falamos de artes plásticas, mas não só. O trabalho de sensibilização e estímulo à expressão artística tem passado também pela literatura, cinema e música. A BE, a partir das suas leituras regulares de histórias e livros, tem lançado alguns desafios e planificado com a coordenadora de estabelecimento, Susana Rocha, e as educadoras Eugénia Costa, Alexandra Melo e Maria Sapina, outras possibilidades de exploração. 

Ao longo do ano, alguns desses momentos foram registados e os trabalhos das crianças reunidos numa apresentação digital interativa, uma mostra de técnicas de expressão plástica experimentadas e outros materiais como curtas-metragens de animação ou divulgação de pintores e museus.

Que melhor altura que o Dia Internacional dos Museus, que hoje se comemora, para lançar este recurso feito em parceria? Entrem, entrem neste museu vivo do JI, e deliciem-se com as obras dos nossos meninos! Quando falamos em "obras" não é tanto o resultado final que queremos destacar, claro, mas todo um processo de crescimento e aprendizagens individuais e de grupo. E a brincar, a brincar, esse processo, por si só, já é (uma) arte.

https://view.genial.ly/604670d1ff2ab30da00dd1e0/presentation-brincarte-no-ji-da-venda-do-pinheiro



Sem comentários: