segunda-feira, 24 de maio de 2021

Desastres naturais em estudo

 O 1.º/2.ºC da EB1 da Venda do Pinheiro tem andado a aprofundar os conhecimentos sobre catástrofes naturais e procedimentos de segurança a ter em conta. O projeto, feito em colaboração com a Escola Básica José Sobral, de Portimão, está a ser desenvolvido também em parceria com a nossa biblioteca escolar. 

Como finalidades do projeto, pretende-se construir um jogo educativo para aumentar a consciencialização das crianças para os desastres naturais, desenvolver um kit de sensibilização e um vídeo para a comunidade educativa. 

Depois de a professora bibliotecária ter feito, na semana passada, uma sessão de esclarecimento sobre a temática (e descoberto que alguns meninos da professora Anabela Tibério já falaram muito com os pais sobre o assunto!), ter passado em sala de aula um vídeo e enviado à docente alguns materiais informativos, planificamos em conjunto a narrativa do vídeo a realizar pelos colegas mais velhos do Algarve. Hoje estivemos a treinar o texto e, ao mesmo tempo que estimulamos memória, fluência leitora e entoação, aprendemos cada vez mais sobre desastres naturais e como nos prevenirmos. É uma maravilha ver estes meninos a falar de tsunamis, terramotos e outros fenómenos e a explicar, com toda a propriedade, o que são placas tectónicas! Como dizia um aluno em sala de aula, há uns inimigos da Terra que vivem lá dentro, às vezes zangam-se muito e precisamos ter cuidado...

https://youtu.be/foO6INNYSsQ


Sem comentários: