sábado, 29 de maio de 2021

Monstrinha solidária


Esta semana, pegando na fantástica oferta da organização do festival de curtas-metragens de animação Monstrinha, houve cinema em todo o agrupamento da Venda do Pinheiro.

A equipa do Plano Nacional de Cinema, com a colaboração das bibliotecas escolares (BE), promoveu a iniciativa "A Monstrinha vai à escola", que nos facultou gratuitamente todos os filmes da edição deste ano dirigidos às faixas etárias dos nossos alunos, do pré-escolar ao 3.º ciclo.

No dia 25, Dia do Cinema nas nossas escolas, mas também ao longo da semana, as curtas foram passadas em sala de aula pelas educadoras e docentes, tendo a equipa das BE criado também uma bateria de possíveis atividades sobre os filmes.

               


No JI e na EB1 da Venda, começou-se por uma venda simbólica de bilhetes (e crianças do JI tinham até feito o seu dinheiro!), com um arrumador de cinema de lanterna na mão a mostrar aos meninos como era antigamente... 

Cada educadora ou docente participante na mostra desenvolveu ainda as suas dinâmicas com as crianças, e a bibliotecária, com a colega de equipa Ana Valente, foi a todas as salas falar sobre o festival, a importância do cinema ou algumas técnicas usadas na construção dos filmes de animação. E temos tido um excelente retorno das turmas, com algumas impressões,
fotos:educadoras Susana Rocha e Maria Sapina;
profs. 
Ana Valente e Isabel Invêncio
reflexões, preferências...


Também na EB1, por sugestão da professora Sandra Gomes, esta edição caseira do festival teve ainda outra vertente... Em muitas turmas, cada bilhete foi trocado por um alimento e as centenas de bens alimentares doados pelas famílias e recolhidos pela BE vão ser agora entregues a uma instituição local de solidariedade. Além da diversão que proporciona, o cinema abre mesmo horizontes e põe-nos a ver o mundo com outros olhos, não é verdade, meninos?

Sem comentários: