quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Perguntas para meninos e meninas

Andamos há umas semanas cá a pensar... Bem, andamos sempre a pensar, numas coisas ou noutras, mas ultimamente na biblioteca da EB1 da Venda andamos mesmo é a refletir. 

Com o Dia Mundial da Animação, que comemorámos no final de outubro em articulação com o Plano Nacional de Cinema, demos início a um conjunto de debates dirigidos a turmas de 3.º e 4.º anos. A curta de animação "D. Fúnfia", de Margarida Madeira (em que a personagem "abre horizontes" a partir do momento em que, pela primeira vez, experimenta umas calças), levou-nos à reflexão sobre a questão das diferenças entre meninos e meninas e à igualdade de género.

Precisamente no Mês da Filosofia, que decorre, temos andado às voltas com as ideias: argumentos, contra-argumentos, como se fundamenta uma opinião, por que se pensa o que se pensa... enfim, andamos a tentar estruturar o pensamento, a desenvolver o espírito crítico e a expressão oral, ao mesmo tempo que percebemos regras dos debates, papel do moderador e o que significa "saber escutar".  Andamos, afinal, a perguntar.

Nas sete sessões de exploração do filme com o 3.º ano (3.ºA, B e C, dos professores Hermínia Cabaço, Carlos Roque e Eva Seixas), teve ainda lugar a leitura de "Menino, menina", de Joana Estrela, e numa das turmas lemos também o divertido e surpreendente "Um crocodilo de vestido", de Jeanne Wills.

Têm sido debates acesos, participativos e mesmo muito interessantes, acreditem! A biblioteca escolar transformou-se numa mesa redonda gigante, com cada turma dividida em dois grupos, de acordo com as respostas a questões que vão sendo lançadas. No final, e depois do debate e da troca de diferentes ideias, há até quem troque de "grupo", por compreender com clareza que afinal a sua opinião é diferente da inicial. E para os que não mudam de opinião, uma coisa é certa: no final os diferentes pontos de vista são compreendidos e aceites- e o que era adversidade transforma-se, pela comunicação, em diversidade.

Estendemos a leitura de "Menino, menina" às turmas de 1.º e 2.º, adequando também a questão da igualdade de género à faixa etária, e hoje, Dia Mundial da Filosofia, recebemos as turmas 2.ºD e A (professoras Isabel Almeida e Patrícia Tomé). Seguem-se o 1.ºA, B e D e o 2.ºC (docentes Sara Policarpo, Alice Dias, Mónica Minau e Anabela Tibério). 

Depois, havemos de voltar aos debates e fazer perguntas sobre outras temáticas, sim! É porque, como tudo o mais, pensar requer treino e o mais difícil é mesmo começar.



Sem comentários: