quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Leituras de Natal



Terminámos este período letivo com empréstimos a todas as turmas da EB1 da Venda, pois férias são também época de se pôr a leitura em dia. 

... Até porque sabemos de fonte segura que o Pai Natal não se esquece dos livros nem dos maravilhosos momentos que eles proporcionam. 

No Jardim de Infância, e no âmbito do projeto de artes que este estabelecimento desenvolve, andámos a riscar, a juntar cores e traços num desafio lançado a propósito da leitura de Riscarriscos, de Clara Cunha. Em breve apresentaremos alguns resultados bem criativos das leituras que a BE tem vindo a fazer ligadas às artes.

Da turma 3.ºA, da professora Hermínia Cabaço, chegou-nos um pedido especial: fazermos um vídeo com uma leitura de Natal para os meninos da Sala Verde (educadora Susana Rocha), já que estes dois grupos trabalham em articulação. Escolhido o livro, a aluna Maria Castelo, autora da ideia, treinou a leitura e leu na biblioteca O senhor das barbas brancas, de Elsa Serra, que enviámos depois como prenda para o JI. Que fantástico termos leitores assim, interessados em partilharem leituras com os mais novos!


Na EB1, também na semana passada, os alunos de 2.º ano do Projeto de Leitura AppLer, desenvolvido pela professora bibliotecária em parceria com a docente Ana Valente, do Apoio Educativo, apresentaram às suas turmas e às professoras Patrícia Tomé (2.ºA), Rosa Martins (2.ºB) e Isabel Almeida (2.ºD) os poemas de Natal que andámos a preparar nas últimas sessões. E que bem estiveram os nossos leitores, concentrados na leitura e nos exercícios que fomos desenvolvendo! A turma do 2.ºB quis ainda ouvir a leitura de Eu sei tudo sobre o Pai Natal, de Nathalie Delebarre, e fomos à biblioteca entre reflexões e ideias sobre a existência ou não do senhor que traz as prendas... 

A professora Anabela Tibério, do 2.ºC, organizou com os encarregados de educação um lanche-surpresa de Natal, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, e os alunos do Projeto apresentaram aos colegas a leitura-exercício de Um beijo para o Pai Natal, de Elizabeth Coudol, tão coordenados na leitura que deram à nossa D. Historinha o melhor de todos os presentes- a festa do saber ler e saber estar! 

https://www.facebook.com/377790699040230/videos/238711365041829  

Desejamos a todos uma excelente época de festas e partilhas, com um abraço especial da D. Historinha! Boas leituras!  💓🎄⭐


Sem comentários: