quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Como estamos a ler?

Nas últimas semanas, medimos a fluência leitora aos alunos de 2.º, 3.º e 4.º anos através de um programa informático de alta tecnologia- Lexplore-, concebido na Suécia. Com o apoio da autarquia, o agrupamento de escolas da Venda do Pinheiro recebeu as ferramentas necessárias e aplicámos (bibliotecários e coordenadoras de estabelecimento) os testes nas escolas de 1.º ciclo.

O programa, através do rastreamento ocular, mede a velocidade leitora a partir da leitura em voz alta e silenciosa e lança ainda umas breves questões de compreensão dos textos. Permite assim colocar cada aluno num patamar de leitura, criando relatórios individuais sobre a competência leitora. Um trabalho demorado mas absolutamente necessário, já que permite, de forma científica e com dados mensuráveis, aferir da qualidade de leitura de cada aluno e lançar pistas para eventuais necessidades e intervenção neste domínio.




Sem comentários: