quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Magia verde na biblioteca

fotos da nossa ajudante
Matilde M., do 4ºB


 A D. Historinha recebeu esta quinta-feira as turmas 3ºB e 3ºD na biblioteca, com as professoras Eva Seixas e Helga Peso. As duas sessões tiveram como objetivo a leitura e interpretação de alguns poemas do livro "As fadas verdes", de Matilde Rosa Araújo.
Esta obra, de leitura obrigatória no 3º ano, pôs-nos à procura de aspetos comuns aos poemas e à temática dos textos, ajudou-nos a rever as noções de rima, de estrofe e tipos de estrofe, ensinou-nos algumas palavras novas e até serviu para aprender o que é o índice de um livro. Houve leituras individuais e coletivas, silenciosas e em voz alta, perguntas complicadas e respostas prontas. 
A obra é difícil?... A D. Historinha estava convencida que sim. Bem, até ouvir os meninos falarem dos poemas, das ilustrações de Manuela Bacelar, explicarem alguns versos tão bonitos e chegarem à conclusão de que as fadas verdes são os seres mágicos que fazem as árvores, os frutos e os animais existirem. Como assim?... A D. Historinha estava um pouco confusa, mas uma menina clarificou: afinal, as fadas verdes são a natureza, é por isso que são verdes.


Sem comentários: