domingo, 18 de fevereiro de 2018

Ovelhas, fadas e livros à solta

Esta semana, as turmas 1ºA, B e C, com as professoras Cristina Jesus, Sara Policarpo e Alice Dias, estiveram na biblioteca para ouvir "A ovelhinha preta", de Elizabeth Shaw, e partilharem as suas ideias sobre algumas questões levantadas ao longo da leitura.  Foi enriquecedor ouvir as conclusões dos meninos: tal como as ovelhinhas, e apesar das nossas diferenças, pertencemos todos à mesma família! Ainda bem que as crianças ajudaram a D. Historinha a perceber melhor as palavras finais do texto, quando se diz que agora havia "um rebanho de ovelhas e carneiros brancos e pretos e malhados. Eram todos diferentes, e ainda bem, porque agora eram todos iguais." 

Também as turmas 3ºA e 3º/4ºE, com os professores Júlio Ferreira e Cláudia Sousa, andaram por aqui a explorar os poemas d'"As fadas verdes", de Matilde Rosa Araújo, em sessões bastante participadas. Os alunos leram alguns textos, individualmente e em conjunto, deram as suas interpretações sobre passagens mais difíceis e mostraram o que sabem sobre o texto poético. E nem queríamos acreditar que já sabem tanto!

E o que deixou a D. Historinha ainda mais feliz foi ver os meninos do Jardim de Infância a quererem levar livros para ler em casa... À semelhança do que acontece todas as semanas, esta sexta-feira foi dia de receber os meninos do pré-escolar. A sala Encarnada, com a educadora Teresa Abreu, encheu a nossa biblioteca de uma energia muito especial... Aquela energia que só as crianças têm quando pegam num livro, e noutro, e noutro, e perguntam com olhinhos de querer ler: "Como é que se chama esta história?..."

Sem comentários: