domingo, 10 de junho de 2018

Juntos pelo Ambiente!


Foi esta semana, a 5 de junho, que assinalamos também na biblioteca a importância do Dia Mundial do Ambiente. As professoras bibliotecária e Ana Valente, da equipa da BE, recontaram a história do livro de José Fanha "O dia em que o mar desapareceu", com recurso à dramatização e projeção das belas ilustrações de Maria João Gromicho. 
Foi um cabo dos trabalhos levar a D. Historinha, que queria ir para a praia, mas lá se acalmou a ouvir como os sujos e inconscientes Bismaus fizeram desaparecer o mar e como é que foi trazido de volta. Além disso, ficou o compromisso de todos, D. Historinha, professores e crianças de todas as turmas que assistiram: vamos recuperar um bom Ambiente, por exemplo recolhendo o lixo que alguns bisnaus deixam por onde passam. Temos de salvar os oceanos e o planeta- e contamos com cada um de nós, certo?

A par das iniciativas sobre este Dia, destacamos as exposições que a profª Susana Oliveira, coordenadora do projeto Eco-Escolas, organizou e que estiveram patentes nos corredores junto à biblioteca: uma do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e outra do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sobre biodiversidade marinha. Desde a celebração do Dia da Terra, os alunos que frequentam a biblioteca têm também deixado as suas ideias para preservar o ambiente. Além de mensagens de amor ao planeta, dão alguns conselhos e pistas: "Não deitar lixo para o chão", "Inventaram este dia para nos lembrarmos que sem a terra não estaríamos aqui", "Não devemos poluir o ambiente, o mar e a natureza para proteger o nosso planeta", "Podemos poupar água, fechando bem as torneiras", "Eu gosto de reciclar, quase todos os dias vou com o meu irmão".


Sem comentários: