terça-feira, 6 de novembro de 2018

Dos alfabetos ao Zbiriguidófilo

A nossa BE contou com uma visita especial a semana passada. A bibliotecária Carla Rodrigues, da Biblioteca Municipal da Ericeira, orientou duas atividades distintas para os diferentes anos.
Para os 3º e 4º anos, desenvolveu o ateliê "À volta dos alfabetos", que nos deu a conhecer vários alfabetos (chinês, braille, língua gestual…) e a forma como diferentes povos e grupos comunicam entre si. As turmas 3ºC, 4º B e D estiveram bastante animadas a tentar descobrir títulos de livros e alguns alunos até escreveram o seu nome noutro alfabeto.
Recebeu também todas as turmas de 1º e 2º anos para contar a história do Zbiriguidófilo, escrita por Pitum Keil do Amaral. Foi uma contadora fantástica, que despertou a enorme curiosidade dos pequenos ouvintes, ansiosos por saber que personagem é esta. Não se ficou a saber bem, mas já estão em campo a desenhar o seu  Zbiriguidófilo... É desta que vamos ver como ele é! No final de cada sessão, a Carla pediu que se lembrassem de uma das suas histórias preferidas e que escolhessem o(a) melhor contador(a) que conhecem. Depois vão recolher a história junto da família e trazê-la para a escola. 


Sem comentários: