quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Atividades de pesquisa e leitura

Têm sido muitas as atividades dirigidas às turmas, quer no âmbito de temáticas específicas trabalhadas em sala de aula, quer de leitura e exploração de obras recomendadas para os vários anos.
Fonte: https://www.portoeditora.pt
Depois de termos pesquisado e apresentado vídeos e livros com curiosidades sobre castelos medievais ao 3ºC, temos acompanhado a turma na leitura da obra "A cor das vogais", de Virgílio Alberto Vieira, que a professora Anabela Tibério preparou. 
Fonte:http://www.casadaleitura.org
A propósito do feriado do início de novembro, Dia de Todos os Santos, e do Dia de Finados, a turma 4ºE esteve com a professora Sandra Gomes a ouvir atentamente a história "Querida avó", de Birte Muller, um texto muito bonito sobre uma menina que tem saudades da avó e tenta saber para onde terá ido a sua alma. O livro serviu para falar de aspetos tristes para muitos meninos, para tentar entender noções um bocadinho difíceis como "alma" e "espírito", mas também para falar de afetos e descobrir como outros povos assinalam o dia dos finados e lidam com a questão da morte. 
Fonte: https://www.bertrand.pt


As turmas 1ºA, B e C, com as professoras Rute Valério, Cláudia Batista, Glória Barbosa e Cátia Almeida, vieram à biblioteca descobrir o segredo do livro de António Torrado, "Vamos contar um segredo...". Contou-se a história baixinho, porque, como alguns alunos disseram, um segredo é para se dizer dessa forma e só a algumas pessoas... A história do senhor pequenino que um dia sai do quadro para ir colher uma flor ao jardim deu asas à imaginação dos meninos e foi lançado um desafio: fazerem ilustrações de um dos momentos da história.

Sem comentários: