terça-feira, 20 de novembro de 2018

Um príncipe feliz na biblioteca

Resultado de imagem para o principe feliz porto editora
imagem: https://www.portoeditora.pt
Continuámos esta semana as sessões de leitura e debate à volta d' "O príncipe feliz", de Oscar Wilde, leitura obrigatória para o 4º ano de escolaridade.
As turmas A, B, C, D e E, com os docentes Sofia Alípio, Eva Seixas, Carlos Roque, Helga Peso e Sandra Gomes, vieram à biblioteca ouvir a leitura do texto e apresentar as suas ideias sobre a felicidade do príncipe que dá título à obra.
Passámos pela caracterização do protagonista e da sua amiga Andorinha, pelas noções de felicidade, solidariedade, injustiça, acompanhámos o desenrolar da história e as questões que levanta. Os alunos improvisaram a representação de pequenas sequências e vimos ainda alguns aspetos da geografia referidos- a localização do Egito, as pirâmides, os países do norte da Europa...
Uma obra clássica é isto- um texto que permite aprofundar conhecimentos, alargar horizontes, viajar através das belas palavras para sítios intemporais e imaginários, aquecer o coração e sabermos um bocadinho mais sobre nós próprios. A história é um bocadinho triste, como disseram alguns, mas deu para falarmos de tantos assuntos, não foi, meninos?

Sem comentários: