quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

À volta das histórias com o Pré-Escolar... e um urso

A história conta-se em algumas palavras e várias semanas.
Em outubro, as salas Amarela, Verde, Azul e Vermelha do JI da Venda do Pinheiro vieram conhecer "O urso e a casa dos livros", de Poppy Bishop, texto que servia também para relembrar as regras de uma biblioteca e os cuidados a ter quando se pega em livros. 
Na atividade seguinte, e porque o tema anual do JI são as histórias, estivemos a ver o livro desdobrável "Un raton?", de Guido Van Genechtena propósito do qual as crianças inventaram histórias maravilhosas. Como os meninos pediram outra atividade do género, nas últimas semanas trabalhámos à volta de "Una rana", do mesmo autor. Desta vez, o desafio foi maior: as personagens da história inventada precisavam de um nome, tinha de aparecer um outro animal cuja imagem não estivesse no livro e um problema que os animais acabavam por ultrapassar. O resultado foi incrível, com histórias coletivas verdadeiramente brilhantes e... bem, um bocadinho loucas! 
Ora as crianças tinham ficado muito interessadas no sr. Urso, sobretudo no facto de ter aberto uma biblioteca na floresta a pensar nos seus amigos... Pois, pensámos logo que estas histórias também deviam estar nessa biblioteca, dentro do livro, à disposição de todos! Ligámos logo para ele a contar. Não queria acreditar que os meninos tinham criado as histórias, dizia que não era possível tanta imaginação... Combinámos que não só as salas iam fazer desenhos do animal inventado na última história como lhe iríamos mostrar as histórias em jeito de prova. Ele apenas teria de vir à biblioteca conhecer os pequenos autores...
E não é que o sr. Urso veio?!... Ainda de pijama, porque era muito cedo, saiu do seu livro e pôs-se a ler o que os meninos tinham lá posto na sua biblioteca. Sim, disse ele, as oito histórias criadas vão lá ficar para todos lerem e até vamos fazer uma exposição com os textos e desenhos! Depois o sr. Urso deu um abracinho a cada um e fica à espera de novas aventuras.
E para o fim fica o melhor... Sim, ainda há algo mais extraordinário que o JI nos ofereceu. As educadoras fizeram com os meninos um painel para uma das portas da biblioteca- um painel da Casa do Urso! Meninos, educadoras e assistentes operacionais- obrigada por tornarem a nossa biblioteca num lugar onde os sonhos ganham vida!


Sem comentários: