segunda-feira, 11 de março de 2019

Semana da Leitura



Entre hoje, dia 11, e 15 de março, as escolas comemoram a leitura através de iniciativas promovidas pelas bibliotecas escolares. 
A Semana, projeto do Plano Nacional de Leitura e que conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares, convida todos a celebrarem o ato de ler sob o mote "Hoje leitor, amanhã leitor".


A equipa das bibliotecas leva a cabo um conjunto de ações nas várias escolas do agrupamento, de que destacamos a "Alvorada de Leitura", "Vai uma palavrinha?" e o concurso "Estamos mesmo a ler mais?!". No primeiro caso, os professores foram desafiados a começar cada dia com a leitura em sala de aula de um excerto da obra "A menina do mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, a assinalar o centenário do nascimento da escritora. No segundo, envolvemos também a comunidade na leitura, através da distribuição de textos feitos pelos nossos alunos por cafés da zona geográfica do agrupamento. Dia 14 é o momento de os alunos partilharem com um familiar o que sabem sobre a obra "O menino que não gostava de ler", de Susanna Tamaro.
Haverá ainda, a 13, no Centro de Recursos da escola sede, a cerimónia pública de entrega do livro "Contos terra a terra II", projeto de parceria entre a autarquia e as bibliotecas escolares do concelho de Mafra.

A EB1 da Venda do Pinheiro propõe ainda duas sessões entre alunos/turmas: Leituras avulsas, (atividade decorrente da Maratona de Leitura, organizada em fevereiro pela biblioteca da escola sede), um encontro entre o 9ºE e o 2º/3ºB, e Nós também sabemos ler!, em que os meninos do Jardim de Infância da Venda serão recebidos pelos alunos do 3ºA e 3ºC do Projeto de Leitura da escola/apoio educativo a Língua Portugesa.


Além disso, teremos a presença de duas escritoras, também professoras da escola: Cátia Almeida, com "Os olhos de Jaime", e Célia Costa, que apresentará o seu recentíssimo "Coração de Pinguim". O reconhecido contador de histórias tradicionais António Fontinha virá à escola no dia 15.
Nos intervalos e horas de almoço, a biblioteca propõe a leitura em voz alta ou silenciosa, e um ateliê de marcadores de leitura para todos os que por aqui passarem.



Sem comentários: