terça-feira, 19 de março de 2019

Semana a ler+!



  

        


imagem: http://biblioteca.cm-mafra.pt
Painel de marcadores à entrada da BE- criação dos alunos ao longo da Semana e alguns oferecidos pelo 4ºC.

Na biblioteca, a  leitura fez-se como em casa- descalços, nos sofás ou no tapete!

Nas salas de aula houve 'Alvorada de Leitura' todos os dias pela manhã, com os professores a lerem excertos d' "A menina do mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Foi assim a nossa Semana da Leitura- feita de encontros entre leitores de diferentes turmas e idades, de sessões de apresentação de livros novos, de histórias lidas e contadas oralmente, de escrita de textos pelos alunos, de leitura com pais, familiares e comunidade, de ateliês de criação de marcadores... 



                  

O 2º/3ºA trocou leituras com o 9ºE, que veio da escola sede para nos visitar. Já nos tínhamos encontrado na Maratona de Leitura, em fevereiro, e ninguém quer arredar pé das leituras partilhadas.
As quatro salas do JI da Venda também quiseram ler "O quadro mais bonito do mundo" e ouviram a leitura coletiva feita por meninos do 3ºA e C, do Projeto de Leitura orientado pela profª Ana Valente.

             
Tivemos connosco um contador de histórias e duas escritoras da casa. António Fontinha veio deliciar-nos com contos da nossa tradição oral; a profª Cátia Almeida  trouxe o seu livro "Os olhos de Jaime" e a profª Célia Costa deu a conhecer o seu recente "Coração de pinguim".

                                                                                                                          
cerimónia pública de apresentação do livro "Contos terra a terra II" aconteceu na escola sede, com a atribuição de prémios aos alunos de trabalhos vencedores e menções honrosas e houve ainda declamação de poemas e a apresentação de uma dramatização por parte de alunos envolvidos.

                                  
Alunos (de 3º e 4º anos) e familiares, num total de dezassete equipas, vieram mostrar que são excelentes leitores,  no concurso das BE's do agrupamento:"Estamos mesmo  a ler+?"                   

                            

Nos cafés parceiros da zona geográfica do agrupamento estão também os textos que os nossos alunos foram criando para leitura entre a comunidade. Quando forem tomar um café e um bolinho, "Vai uma palavrinha?"







A D. Historinha agradece a todos- professores, alunos e famílias, assistentes operacionais- esta festa da leitura partilhada! Sim, estamos mesmo a ler mais, como se pode ver nestes momentos que aqui deixamos registados. E vamos lá repetir o mote da Semana da Leitura deste ano: "Hoje leitor, amanhã leitor"!












Sem comentários: