terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Fluir com o livro...

Hoje foi dia de todos os rios correrem para a biblioteca da EB1. Um mar de gente entusiasmada recebeu a conceituada ilustradora Danuta Wojciechowska e a escritora e contadora de histórias Joaninha Duarte, que vieram apresentar o seu recente Água doce, fluir com o rio.

O livro apresenta diversas propostas de atividades, jogos, factos, curiosidades, pequenas narrativas sobre a importância da água e dos rios, juntando escrita e ilustração de forma didática e lúdica. A exploração desta obra teve duas vertentes. Na sala de informática, os alunos e professoras do 1ºA, 1ºC, 2ºA, 2ºB, 2º/3ºC e 4ºC participaram em duas animadíssimas sessões com Joaninha Duarte: ouviram passagens do texto, cantaram, acompanharam pequenas coreografias, observaram objetos e figuras alusivos aos ecossistemas aquáticos, mostraram os seus conhecimentos e adquiriram muitos outros. E ainda conheceram a ilustradora, que desenhou ao vivo um guarda-rios e uma moreia.


fotos: prof. Ana Valente, Eva Seixas, Isabel Almeida,
Patrícia Tomé e Danuta Wojciechowska
Em duas outras sessões, as turmas 4ºD e 4º/3ºB e as suas professoras estiveram envolvidas em oficinas de ilustração com Danuta Wojciechowska. Primeiro foram projetadas imagens do livro e explicados alguns factos sobre a temática; depois, na biblioteca, os alunos experimentaram a arte de ilustrar.
Orientados por Danuta, e a partir de motivos ligados à fauna e flora dos rios, pintaram com lápis de pastel a óleo e revelaram bem a sua criatividade no campo da expressão plástica. As suas obras farão parte de uma exposição que a biblioteca vai organizar em breve e, olhando para elas, vê-se mesmo que alguns se sentiram como peixinhos na água... 
E porque temos a oportunidade de voltar a trabalhar com uma artista tão inspiradora, na próxima quinta-feira continuamos estas oficinas com mais três turmas de 3ºano. 
Para a nossa escola, fortemente envolvida em projetos relacionados com a preservação da água, rios e oceanos, é caso para dizer que estes encontros são mesmo ouro sobre azul!

Mais informações sobre o livro em
                                      http://lupadesign.pt/agua-docefluir-com-o-rio/                                        


Sem comentários: