quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Quantas pingas na cidade!

fotos: educadora Susana Rocha

A acompanhar os dias de chuva, terminámos esta semana o acolhimento às quatro salas do Jardim de Infância com o livro de Eva Montanari, Quantas Pingas na cidade!
Lá no alto, nas nuvens, as gotas de água falam, discutem, querem ser as primeiras a descer. Depois, uma e outra e outra vão caindo sobre os habitantes daquela terra, ora no sapato da Viola, ora na roupa que a Jasmim tem no estendal, ora sobre os gatos da Serena, sobre os carrinhos do Superbarba ou nas moedas do senhor Ramos...

Aproveitámos esta obra para piscar o olho à matemática, aos números cardinais e ordinais (e alguns meninos contam já muito bem e muito depressa!), para lembrar a importância da água e da chuva, o som dos pingos a cair, o fenómeno da evaporação... Depois revimos as belas ilustrações da autora (imagens sobre papel e cerâmica), as personagens que vão surgindo e os objetos ou profissões que as identificam. 

No final de cada sessão, as crianças e as educadoras (Diana Leite, Alexandra Ramos, Susana Rocha e Fátima Costa) tornaram-se atores de momentos da história, porque a D. Historinha tem uma amiga que visitou esta cidade... É mesmo! Visitou a cidade e deu à nossa mascote da biblioteca um conjunto de fantoches e objetos que tínhamos de reconhecer e usar. Foi muito divertido e, além do mais, pôs à prova conhecimentos e capacidades de memorização e representação. Que bom que é contar as pingas de chuva ou contar uma história, verdade?




Sem comentários: