quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

A maior flor do mundo

foto: profª Isabel Almeida
A maior flor do mundo, de José Saramago, tem andado pelas salas das quatro turmas de 4.º ano, com vista ao estudo da obra, constante das metas curriculares deste ano de escolaridade. Com recurso ao computador e internet, foram projetadas imagens do autor, vistos aspetos da sua biografia e fizemos até um passeio virtual até à  fundação com o seu nome.
Depois, houve a leitura integral da obra em voz alta, feita pelos alunos quer individual quer coletivamente. No 4.ºA, 4.º/3.ºB, 4.ºC e D (com as docentes Rosa Martins, Isabel Almeida, Anabela Tibério e Patrícia Tomé), a interpretação do texto deu pano para mangas, na exploração de vocabulário e de sentidos das frases, na revisão das características da descrição e na aprendizagem de alguns recursos expressivos.
O filme de animação realizado por Juan Pablo Etcheberry com base na obra de Saramago foi um outro momento de descobertas. Vimos as principais diferenças entre o original e a adaptação e algumas características da linguagem cinematográfica- a escolha de planos, alguns pormenores da filmagem... E até ficámos a saber o que são os créditos finais e por que razão não nos devemos levantar ou começar a falar antes de o filme terminar.

Sem comentários: