terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Brincando com a mentira e a verdade


Terminámos hoje um conjunto de sessões dirigidas a turmas de 3.º ano, à volta da obra de Luísa Ducla Soares, Poemas da mentira e da verdade, obra das aprendizagens essenciais para este ano de escolaridade.

Depois de obervarem atentamente a capa e as informações dela constantes, os alunos relacionaram a ilustração da Ana Cristina Inácio com o título, tentando perceber o que se podia considerar "mentira" e "verdade". Depois, e porque estamos a falar de poesia, os alunos do 3.º/4.ºA (prof. Cristina de Jesus), 3.ºC (prof. Alice Dias) e D (prof. Isabel Invêncio) mostraram o que já sabem acerca deste tipo de texto, como as noções de verso, estrofe, tipos de estrofe, rima.
Lemos alguns poemas do livro, atividade em que os alunos também participaram. Tinham de os ouvir atentamente para descobrirem se seriam poemas pertencentes ao grupo da "mentira" ou da "verdade", tal como aparecem no índice do livro. Cada texto serviu para ampliarmos vocabulário (por exemplo, que verbos estão relacionados com a jardinagem?), treinarmos a interpretação, e até, em alguns casos, reproduzirmos alguns aspetos só através da mímica.
No fim, cada aluno leu um verso do texto "Abecedário sem juízo", aprendeu a referenciar título e autor e tentou alguns versos originais a partir deste modelo. Foi muito divertido ouvir algumas rimas e a brincar a brincar falámos de coisas muito importantes.

Sem comentários: