quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Dia Mundial da Mão Vermelha

foto: profª Anabela Tibério
As turmas 2.º/3.ºC e 4.ºC, com as professoras Sandra Gomes e Anabela Tibério, quiseram assinalar a importância deste dia e um grupo de alunos da turma de quarto ano fez a seguinte notícia, que temos publicada também no jornal de parede da nossa biblioteca:


Dia Mundial da Mão Vermelha ou  “Worldwide  Red  Hand Day” pretende ser uma chamada de atenção mundial contra o uso de Soldados Crianças ou Crianças Bomba,  nas guerras e conflitos armados por adultos, através da assinatura da “Convenção sobre os  Direitos da Criança” da ONU (Organização das Nações Unidas). Este acordo foi assinado por cerca de cem países. 
Desde o 12 de fevereiro de 2002, está proibido o abuso de menores como soldados conforme a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU. Infelizmente,  desde então, o número de soldados criança e crianças bomba quase não variou. Apesar da existência de convenções internacionais contra o uso de crianças na guerra, estima-se que o número de crianças soldados ou crianças bomba espalhadas pelo mundo ande entre 300 e 500 mil (entre elas um terço são raparigas) que continuam a ser exploradas em guerras de adultos. 
As turmas do 2º/3º C e 4ºC da EB1 da Venda do Pinheiro aderem a esta iniciativa e pretendem fazer um pedido mundial a todos os líderes políticos e militares para deixarem de recrutar crianças para a guerra e querem fazer chegar esta mensagem ao Ex.º Srº Presidente da República para que a entregue na ONU. Juntem–se a nós!!! A Mão Vermelha é o símbolo de protesto de antigos soldados crianças (em homenagem de todas as crianças bomba) contra a participação de menores nas guerras.


Sem comentários: