sábado, 14 de março de 2020

A magia de ler

fotos: prof. Ana Valente e Sara Policarpo
Agora que os tempos são de recolhimento, unimo-nos, também, pela leitura. Por isso, na nossa biblioteca, terminámos a semana com o reforço dos empréstimos domiciliários, com as turmas de 3.º e 4.º anos a poderem requisitar mais que um livro para casa.
Entretanto, a Semana da Leitura que agora terminou foi assinalada com algumas iniciativas, tendo outras sido adiadas para data a anunciar.

Na terça-feira recebemos o escritor Nuno Caravela, em duas sessões muito entusiasmadas e entusiasmantes. Turmas de 2.º, 3.º e 4.º anos não quiseram perder aquele que para muitos dos alunos (confessaram eles à D. Historinha) é o "melhor escritor" que conhecem. A coleção "O bando das Cavernas" dispensa apresentações, e muitos sabiam tudo sobre as personagens, as histórias, sinal de que andam mesmo a ler, muito e bem!
Ainda assim, Nuno Caravela apresentou-as, as suas características e falou um pouco sobre como surgiu a ideia desta viagem no tempo, piscando o olho às áreas do conhecimento e das artes que vão aparecendo aqui e ali nos livros.
Mostrou ainda como escreve, ilustra, concebe e pagina cada livro, projetando todo o processo e convidando os alunos à experimentação. E ainda mostrou como se desenha o Sabre, tigre que todos já conhecem. Foi uma verdadeira festa!

Dia 11, a Maratona de Leitura, organizada pela biblioteca da escola sede, recebeu turmas que, em diálogo de leituras, puseram à prova os seus dotes de leitores em voz alta e trouxeram textos muito variados. O Jardim de Infância da Venda esteve presente, a ler. Sim, a ler, pois como a educadora Susana Rocha, também coordenadora do JI, disse, os meninos sabem "ler com a imaginação". A sua sala Verde e a Amarela, com a educadora Isabel Costa, mostraram que é de bem pequenino que se estimula e cria a competência leitora, bem como a sensibilidade artística, pois que os meninos trouxeram "livros" e um quadro feitos por eles.


Na nossa "Mil Maravilhas", promovemos as leituras autónomas nos intervalos e horas de almoço, e alunos de 4.º ano escreveram as biografias das nossas personalidades em destaque: os escritores Nuno Caravela, David Machado e o contador de histórias tradicionais António Fontinha. 

Criámos na biblioteca um conjunto de móbeis (barquinhos com poemas), que nos levam a navegar pelas páginas e a imaginar viagens fantásticas. Meninos e familiares, embarquemos também na leitura, reforçando laços e companhia. Até já!





Sem comentários: