quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Ler entre linhas

O Projeto de Leitura, criado e desenvolvido em parceria pela docente que dá apoio educativo a Língua Portuguesa ao 3.º ano e a biblioteca escolar da EB1 da Venda do Pinheiro vai de vento em popa. 

Este trabalho de apoio é orientado para o prazer de ler, através de atividades lúdico-didáticas que desenvolvam a competência leitora e todas as que lhe estão associadas. Um texto cose-se com muitas linhas e é preciso saber ler também nas entrelinhas...

Ora a professora Ana Valente aproveitou um painel artístico feito pelo CAF (Componente de Apoio à Família) e a partir dele pediu aos alunos que dissessem o que viam ali. Das ideias (infinitas!), acordou-se num conjunto de personagens e espaços para uma possível história. O texto foi então sendo construído e esta semana fomos para a sala de informática passar a história para um documento word. Aliamos assim a competência leitora à literacia dos média, estimulando o gosto pela escrita e a descoberta de recursos digitais.

Não imaginam o entusiasmo na escrita e a atenção ao texto! "Estou a adorar isto!", "Há mais texto para eu escrever?..." ou "O meu pai já me ensinou como se faz o espacinho" foram algumas das frases que ouvíamos.  Os excertos da história passados no computador foram lidos depois por cada aluno, em voz alta, com uma fluência de leitura maior à medida que se apropriavam bem das palavras e das frases.

Segue-se uma outra estratégia para os nossos leitores se sentirem orgulhosos. Mas ainda não contamos... Até para a semana, meninos, e boas leituras!

Sem comentários: