sábado, 31 de outubro de 2020

Na minha opinião, O Príncipe Feliz...

foto: profª Isabel Invêncio


fonte da imagem:
https://www.portoeditora.pt
Decorreu nas duas últimas semanas, nas turmas de 4.º ano da EB1 da Venda do Pinheiro, a leitura d' O príncipe feliz, de Oscar Wilde.

A biblioteca escolar, em articulação curricular com as docentes Alice Dias, Ana Guedes, Isabel Invêncio e Sara Policarpo, fez a leitura da obra, projetando aspetos de geografia, história e cultura a propósito de algumas passagens, assim como dados sobre o autor. 

Depois de ouvir atentamente a história numa primeira sessão, cada turma foi convidada para um debate sobre a explicação do título, o final, a possível moral da história e alguns valores, aliás estabelecendo a ponte com Cidadania. 

O debate, em cada sala, foi coisa séria mesmo: permitiu o desenvolvimento da oralidade, da capacidade de argumentação e do vocabulário, ao mesmo tempo que os alunos usavam expressões como  "Na minha opinião...", "Acho que...", "Por um lado...". Aliás, foi unânime que esta é uma história linda (apesar do final, segundo alguns), e que depois da troca de ideias alguns mudaram até a sua visão inicial sobre ela e o seu significado. Alunas de uma turma vieram mesmo dizer-nos que, por sua iniciativa, estavam a fazer um powerpoint sobre Oscar Wilde e este conto.

Na nossa opinião, foram oito excelentes sessões, e às tantas imaginou-se mesmo que se estava na televisão, num frente-a-frente à procura daquilo que era, segundo as palavras de um aluno, "o centro da questão".

Sem comentários: